Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Meditando sobre perdoar...


O perdão é uma necessidade fundamental da vida! É impossível ter uma vida saudável emocional, física e espiritualmente sem o exercício do perdão. A Bíblia diz que Deus perdoa os nossos pecados e deles não mais se lembra. Diz ainda, que devemos perdoar assim como Deus em Cristo nos perdoou. O que significa perdoar e não mais se lembrar? Deus sabe tudo e jamais fato algum é apagado da sua memória! Mas, então, o que a Bíblia quer dizer que Deus perdoa e esquece? Significa que Deus nunca mais cobra outra vez aquilo que Ele perdoou. Deus nunca mais lança em nosso rosto aquilo que confessamos e abandonamos! Portanto, se tens agido assim ou sofrido esse tipo de atitude, liberte-se! Assim, também, quando a Bíblia diz que devemos perdoar como Deus e esquecer, não significa que os fatos que nos machucaram serão apagados da nossa memória. Isso é impossível e nem mesmo depende de nós. As coisas vêm à nossa mente querendo nós ou não. Perdoar e esquecer significa lembrar sem sentir dor; significa nunca mais cobrar da pessoa perdoada a mesma dívida!

Com a maturidade tenho aprendido que o perdão é até mesmo uma questão de bom senso! Verdade. Quando guardamos mágoa de alguém ou de alguma atitude, acabamos nos tornando prisioneiros. Ela nos escraviza e nos mantém em cativeiro. Quando nutrimos mágoa de alguém, esse alguém nos perturba continuamente. Se vamos nos alimentar, essa pessoa tira o nosso apetite. Se vamos passear, essa pessoa pega carona conosco. Perdoar é a única maneira de quebrar essas correntes e ficarmos livres!

No plano psico-religioso, o perdão é um ato muito benéfico, sob vários aspectos, como confirma a voz da experiência de cada um. Um desses aspectos é a paz da consciência. O relacionamento entre pessoas, grupos e nações fica ameaçado quando determinados sentimentos, palavras e atitudes ferem o seu direito. Quando isso acontece, criam-se estremecimentos no relacionamento humano que, em muitos casos, rompem fortes vínculos de consanguinidade e sólidos laços de amizade. O perdão é sempre muito benéfico para as pessoas que conseguem refazer sua história, não apenas porque minimizam a razão do distanciamento que se criou na convivência familiar e no relacionamento social, mas, antes, porque dão um passo de qualidade, ao cancelá-la de seu coração e de sua mente. A psicologia e a espiritualidade identificam os benefícios do perdão na vida das pessoas. A melhor linguagem dessa experiência é testemunhada por aquelas pessoas que conseguiram perdoar-se, mutuamente.

O perdão é o caminho da cura das feridas. É a ponte de reconciliação das relações quebradas. O perdão é o remédio divino para os relacionamentos enfermos. O perdão é o bálsamo do céu para aqueles que andam machucados e feridos pela mágoa. Hoje é tempo de perdoar. Hoje é tempo de pedir perdão. Hoje é tempo de restaurar relacionamentos dentro da nossa casa e da Igreja (organização e organismo), a fim de vivermos uma vida plena, maiúscula e abundante. Pense comigo: se o amor é a porta da felicidade, o perdão é a única chave que pode abrir esta porta, quando fechada! Perdoe e siga adiante... Você tem o meu perdão! E a vida se refaz através da ressignificação do Amor e pelo Amor!


sexta-feira, 8 de junho de 2012

Visitando o Passado



Viajei no meu pensamento e percorri longa distância pra visitar o passado remoto que não sai da memoria, tentando descobrir coisas e entender a minha historia e reviver os fatos mais importantes da minha vida. Sabe, na vida nem tudo é poesia e há momentos de inglória, que hoje, após tanto tempo, me servem de experiência! Então, às vezes se faz necessário voltar ao passado para compreender o presente. Apenas compreendê-lo!

Há momentos na vida que nós simplesmente não conseguimos deixar as coisas irem! É tempo de percebermos que aprender com o passado e viver com ele ou dependente dele, são duas coisas diferentes. Aprenda a gerir as emoções e a ter controle na sua vida. Você não é as suas emoções! Invista no conhecimento das suas emoções, são de extrema importância, conhecê-las e saber lidar com elas torna-se numa vantagem para a vida de cada um de nós. Aumente o seu sucesso, a sua alegria, o seu contentamento entendendo as suas emoções. Não tens conseguido? Recomece outra vez, e mais outra vez. Recomece quantas vezes forem necessárias!

Há apenas duas escolhas que você tem por onde se decidir: ou você aprende com o que lhe sucedeu, ou vive com isso para o resto da sua vida. Para aprender com o passado é necessário muita força de vontade e coragem, pois terá que aceitar o fato de que algumas das coisas que fez não correram bem, ou que sofreu alguma injustiça, ou que algum acontecimento não lhe deveria ter surgido, ou que em alguma altura da sua vida foi por caminhos inadequados e que eventualmente cometeu alguns erros. Esta constatação gira em torno da ideia de que a vida não é uma estrada lisa por onde podemos viajar sempre calmamente, ela tem sempre voltas e reviravoltas que podem enganar-nos e confundir-nos. Por outro lado, viver com o passado é mais simples (supostamente)! Você só tem que manter as memórias dolorosas e punir-se sempre que fechar e abrir os olhos. Não há muito a fazer (provavelmente você poderá pensar isso), a não ser reavivar a dor todos os dias e recusar-se a aprender a lição que vem com o infortúnio. Acredito que se for este tipo de raciocínio que tens, certamente concordará que não é adequado nem construtivo. Querido, use o passado a seu favor! Ei, a felicidade é possível, mas não esqueça que ela é opcional. Portanto tenha coragem de ser e quer ser feliz!

A rotina prepara o terreno para a desatenção, para a vida em automático. Esta é a experiência de estar tão perdido na rotina dos seus pensamentos que não vislumbra o momento presente. Mesmo pequenas alterações na sua rotina diária, podem ajudá-lo a sair dos seus processamentos automáticos. A rotina é uma forma de viver o passado no momento presente! Se faz sempre aquilo que fez, esta é uma forma de viver praticamente sempre as mesmas coisas da mesma forma. Esta é uma outra forma de ficar “agarrado” ao seu passado. De viver as mesmas coisas dia após dia. Observe e experimente a mudança na sua rotina, a mudança pode envolver simplesmente uma nova rota de trajeto, uma programação diferente do seu dia.

Todos nós num momento ou noutro nos sentimos paralisados com algo que nos aconteceu no passado. Só acontece com humanos, os que ainda não estão em corpos glorificados! Porém, se todas as suas tentativas de ver sua vida e sentimentos ressignificados falharem, existe uma solução infalível: Os braços do Pai eterno!


quinta-feira, 7 de junho de 2012

Administrando Conflitoe e Sentimentos...


Administrando conflitos e sentimentos... A arte de fazer mosaico é muito antiga, pelo menos 2500 a.C, porém muito mais antiga é a arte de viver! Transformamo-nos em um mosaico no decorrer da vida... Pedaços herdados, transmitidos nos bancos escolares, adquiridos através de experiências pessoais e de todos os que passam pela nossa vida! Isso é algo inevitável. Porém, às vezes é tarde para juntarmos os pedaços perdidos, restando-nos o conformismo ou a fé na ressignificação do Senhor! Não se angustie, assim são os humanos. O importante é não ser como o vento que passa, volte e junte os pedaços, para que um ser inteiro seja visto!

Juntar cacos qualquer um faz, mas transformar os mesmos numa preciosa peça de arte como um quebra-cabeça sem encaixes, exige determinação de que o novo surgirá. Viver e fazer mosaicos são artes semelhantes, diante dos cacos que nos transformamos pelas quedas da vida! Como aprenderíamos dar valor aos dias coloridos se não passássemos pelos dias sem cor? O melhor de tudo é que podemos sempre colocar quaisquer peças que desejarmos e ver de longe a beleza que é.

Penso que não estou equivocada em afirmar que o maior anseio de todo ser humano é o de ser feliz! Felicidade é algo que nos atrai. Acredito que nos atraia porque fomos criados para sermos felizes... Na vida, estamos constantemente descobrindo o que nos faz buscar nossa inteireza.

Que eu e você possamos viver mesmo sabendo que a vida é, em muitos momentos, uma lição difícil de ser aprendida. Que lembremos que fazemos parte dessa maravilhosa teia chamada vida, criada por Alguém bem superior à todos nós! Sabe, as grandes mudanças não ocorrem por grandes feitos de alguns e, sim, nas pequenas parcelas cotidianas de todos nós! Então, junte os cacos, os pedaços que restaram de sua vida refazendo e transformando o mosaico na alegria de amar!


quarta-feira, 6 de junho de 2012

Meditando em Hb 13...


Meditando sobre Hb 13... Normalmente nos comportamos de uma maneira ética e correta quando seguimos os costumes que nossa sociedade dita. Nós olhamos ao redor, descobrimos como normalmente as coisas são feitas, e concluímos que é isto que devemos fazer. Num forte contraste a esta ideia, a ética bíblica está centrada em Deus! Em vez de seguirmos a opinião da maioria ou de nos conformarmos aos costumes da época, as Escrituras nos incentivam a termos nosso ponto de partida em Deus e nos seus ensinamentos, quando buscamos orientações morais.  Existem diversas definições para ética cristã. Escolhi uma que diz: Ética Cristã é o conjunto de valores ou princípios morais que emanam dos ensinamentos bíblicos e que nos levam a decidir e atuar em consonância com tais ensinamentos.

A Santidade de Deus deveria levar seu povo a uma vida de santidade! Mas quando observamos a conduta de uma boa parte dos cristãos nos nossos dias, percebemos que o que antes era considerado princípio ético não negociável, hoje é visto como relativo ou simplesmente como ultrapassado. E o pior de tudo é que quando deixamos para trás a prática de “imitar a Deus”, de sermos santos como Ele é santo, nossa adoração se torna inválida!

A ética é importante para a vida diária do cristão. A cada momento precisamos tomar decisões que afetam a outros e a nós mesmos. A ética cristã ajuda as pessoas a encarar seus valores e deveres de uma perspectiva correta, a perspectiva de Deus. Ela mostra ao ser humano o quanto está distante dos alvos de Deus para a sua vida, mas o ajuda a progredir em direção a esse ideal! Se fosse possível declarar em uma só sentença a totalidade do dever social e moral do ser humano, poderíamos fazê-lo com as palavras de Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento... e amarás o teu próximo como a ti mesmo. (Mt 22. 37,39). Pense nisso com carinho, pois crer também é pensar!

  



segunda-feira, 4 de junho de 2012

Persistência...


Meditando em Fp 3.12-17... Persistência é o combustível que nutre o homem forte, ela faz com que ele continue sempre firme em busca de seus objetivos e jamais desista de seus sonhos e conquistas. Ei, não diga que a vitória está perdida se é de batalhas que se vive a vida!

Muita gente diz que é difícil começar uma caminhada. Pessoalmente penso diferente! Para mim, mais difícil que iniciar é continuar... De começos o mundo tá cheio! Ir em frente é mais complicado... Exige persistência e muita força de vontade! Requer que nós olhemos para trás com sentimento de satisfação pela experiência adquirida e não com remorso ou sensação de arrependimento. Que nós tenhamos sonhos, mas que vivamos os sonhos! Que choremos, mas não deixemos as lágrimas turvarem nossa visão. Podemos ouvir os conselhos dos que estão a nossa volta, mas não devemos deixar de fazer o que julgamos correto, por causa de quem quer que seja. Porém, sei que muitas das vezes fazer o que julgamos correto sangre o nosso coração!

Perseverança, paciência ou persistência são ingredientes indispensáveis em qualquer tipo de empreendimento. Quem desiste não faz história, mas quem persevera escreve a história. Não basta sonhar como aconteceu com José (Gn 37.19), é preciso não desistir dos sonhos, ser persistente! Entre sonhar e a realização do sonho, existem caminhos de provas a serem percorridos, onde etapas não podem ser queimadas.

Assim como o paralítico do tanque de Betesda (Jo 5.4-9) que esperou 38 anos pelo seu milagre, seja persistente para que possas contar com a misericórdia divina. No caso do paralítico, de tanta persistência, a Misericórdia viva o encontrou. Isso ainda hoje pode acontecer querido! Sabe, ser cristão é fácil, permanecer cristão é mais difícil. Requer mais entrega; mais submissão, conservar o espírito, permanecer na decisão, permanecer na visão, permanecer no seu propósito, nos seus sonhos. Permanecer é um verbo passivo!

Ao longo da vida subimos pequenos “montes” e, quando chegamos ao topo, descobrimos que diante de nós se levantam montanhas. Mas não desista de seus sonhos. Não siga o caminho da mediocridade. Olhe para as montanhas! Saia do vale do conformismo; largue as planícies da rotina e da monotonia. Atreva-se a subir a montanha! Subir a montanha não é fácil. Os pés podem sangrar. O suor corre pelo rosto, o cansaço toma conta do corpo. Quando se olha para trás, às vezes dá a impressão de que não se subiu nada. Quando se olha para cima, dá a impressão de que está bem distante. Às vezes, há momento de desânimo. Subir a montanha não é fácil requer persistência! E aí, vamos?

Acredite: O maior erro que podemos cometer não é falhar por termos tentando, mas sim, falhar em não tentar! Persista, recomece.... oportunidade reservada à humanos, como nós!


sexta-feira, 1 de junho de 2012

Saudades Pai...


A vida humana é comparável a uma viagem. Mais curta ou mais longa, ela tem os seus imprevistos. Há bons e maus momentos, alegrias e tristezas, vitórias e derrotas, nascimentos e mortes. Podem até surgir algumas encruzilhadas nas quais chegamos a sentir-nos quase perdidos... Digo “quase” porque, como cristãos, sabemos que o Senhor segue sempre conosco, providenciando a ajuda, conforto e encorajamento necessários na difícil hora da incerteza, desânimo, aflição, dor, saudade, partidas... Todos nós temos em nossos corpos marcas... marcas internas e externas!

Hoje a saudade tomou conta de meu coração... Uma saudade que dói, queima,  uma saudade sem consolo, não importando quantas lágrimas inundem meu rosto ou me levem a soluçar, a sonhar com todos os momentos vividos ao seu lado. Saudade de palavras que não proferi, de beijos que não lhe dei, de abraços apertados sem qualquer pressa de soltá-lo... saudade do seu sorriso, do jeitinho que sentavas e andavas. Ah se pudesse te falar um momento apenas, antes de sua partida! A vida passou rapidamente e quando me dei conta, perdi você... quem me receberá quando chegar? Você não estará lá. Quem me dará os conselhos que preciso, sem pedir? Quem contará as histórias da família com tanta graça, a não ser você? Sinto falta do seu cheiro, das suas brincadeiras... sinto falta da sua alegria, dos sonhos tão simples, como de voltar a pescar no Tapajós... Recentemente o seu companheiro de pescaria fez isso por você, mas sem você! Ah se eu pudesse te contar da alegria que seu filho sentiu, naquele fim de tarde, na Pérola do Tapajós, onde o mais lindo Pôr do Sol foi testemunha...

A dor da saudade, que sinto é muito grande, você é tão presente na memória, no coração... ainda agora parece que vou vê-lo chegar, ler esta mensagem, e com sua inteligência e conhecimento opinar. Parece que vejo você dizendo, com aquele sorriso amigo, compreensivo: Muito bem, gostei! Quando fico triste, lembro-me de você alegre, os maiores problemas tornavam-se ínfimos perante a sua alegria, havia sempre um sorriso no seu rosto reduzindo o maior dos problemas a nada.

É difícil suportar a dor da despedida, principalmente quando a partida, é para nunca mais voltar! Não tivemos tempo para um último abraço... nosso tempo acabou! Só com a agonia da despedida somos capazes de compreender a profundidade do nosso amor! Em cada porto que me despedi, deixei meu coração... Como conter essa dor que não passa há 18 anos? O tempo só tem poder de ameniza-la, sem cicatriza-la!

Ah se pudesse voltar no tempo... Toda despedida é dolorosa por ser um pedaço da vida que deixamos pra trás perdendo a chance de vivê-la. Toda e qualquer despedida! O olhar despede, mas chama no instante da despedida. Porém, é na renúncia que se ama mais intensamente... Se despeça em cada despedida, ela pode ser a última pra você ou pra quem está partindo... E a vida se refaz!