Pesquisar este blog

domingo, 23 de setembro de 2012

Meditando sobre Pv 18.10!


Amanheci com essa palavra em mente: Torre forte é o nome do SENHOR, a qual o justo se acolhe e está seguro (Pv 18.10)! O nome do Senhor! Seria difícil começar uma declaração sobre o Refúgio divino de forma mais firme do que esta. Sendo muito mais do que um manual moralista de “faça isto e não faça aquilo”, o livro de Provérbios apresenta diversas coleções de poemas que ensinam sobre o motivo profundo pelo qual se deve “fazer isto e não fazer aquilo”: a inclinação de um coração para o seu Criador da qual procedem as “fontes da vida” (Pv 4.23)! E, então, no meio de diversos contrastes entre o caminho do mundo e o caminho do servo de Deus, ou seja, no meio de uma comparação entre as duas inclinações possíveis do coração humano, Salomão inclui este verso. Tremendo, você não acha?

Perceba, em primeiro lugar, que o nome do Senhor denota imponência e força. Com isso eu quero dizer que a descrição que Salomão dá associa o nome de Deus a algo de grande poder! Logo, poucas coisas são mais importantes do que conhecer o nome do Senhor. Não é à toa que Ele inclui na Sua Lei a proibição de se tomar esse nome em vão. Nem é por acaso que o nosso Senhor Jesus Cristo inclui a santificação desse nome como a primeira petição de uma oração-modelo. Mas Ele o faz após dizer: Pai nosso que estás no céu! Não é exatamente isso que repete aquilo que Moisés experimentou ao perguntar o nome de Deus diante da sarça, ou arbusto, que queimava sem se consumir? Não foi exatamente esta uma experiência de separação intrínseca entre o Senhor, o Criador; e nós, Suas criaturas? Mais ainda, não é exatamente isso que podemos entender por: Senhor, Torre Forte? Querido, “Senhor” não foi o nome que Deus revelou a Moisés. Pelo contrário, “Senhor” emerge na história do povo de Deus como a primeira reação ao fato de ser Ele uma Torre Forte! O nome verdadeiro de Deus é deveras importante para ser falado a toda hora e, por isso mesmo, Ele é aqui chamado de “Senhor”. Diz-se que este nome corresponde a uma “Torre Forte” exatamente porque é esta a reação que temos diante da imponência deste nome. Diante de uma Torre Forte cabe-nos temer e tremer!

O temor relativo à imponência e à santidade de Deus nos leva a olhar para nós mesmos e a perguntar: quem, afinal, habitará no monte do Senhor? E a resposta nos faz corar de vergonha: O que vive com integridade e pratica a justiça (Sl 15.1,2). Oh! Como esta Torre nos faz tremer ao percebermos que tal integridade e justiça é exatamente o oposto daquilo que todos nós somos e seremos por nossos próprios méritos! As acusações contra nós mesmos estão por toda parte. Nada há que possamos fazer diante da pureza e da grandiosidade do Senhor. Portanto, a primeira reação ao nos encontrarmos com essa Torre Forte é uma sensação de diferença profunda entre aquilo que somos e aquilo que Ele é. E, se pararmos por aqui, concluiremos que nada mais nos cabe, a não ser o julgamento inevitável que deve necessariamente descer sobre nós por causa daquilo que somos. Se não fosse Jesus, o que seria de nós? Mas isso é uma parte da história. A outra parte é que Torre Forte também pode representar proteção, caso corramos para ela ao invés de correr dela. É aqui que a inversão ocorre. É aqui que o justo aparece com a reação inesperada de “fugir para ela”. Perceba, em segundo lugar, que o nome do Senhor é o único refúgio verdadeiro!

Portanto, entre a primeira reação (fuga de Deus) e a segunda (fuga para Deus) algo de maravilhoso acontece, necessariamente. Trata-se da percepção de que fugir para nenhum outro lugar (além do mais para o senso de justiça própria!) resolverá o problema. Trata-se da percepção de que é necessário render-se a essa Torre Forte. Trata-se de nada menos do que a declaração de que o injusto inicial passa a ser um justo e isso exatamente porque ele percebe ser um injusto e não encontra solução em mais nada, senão no próprio Deus. Tá compreendendo meu raciocínio? Então, um injusto é tomado por justo não por causa dos próprios méritos, mas porque mudou a inclinação do seu coração! Ao invés de se inclinar contra Deus, agora inclina-se para Deus. Isso jamais seria possível se não fosse o próprio Deus concedendo o dom da fé salvadora. Isto não vem de vós, mas é dom de Deus para que ninguém se glorie. A dívida existia, mas Alguém pagou por ela! Ora, não é verdade que do nome de Jesus Cristo se diz que é o único nome pelo qual importa que sejamos salvos? Consegui me fazer entender? Acredite: O nome do Senhor é Torre Forte! Viver em gratidão, lembrando-se dessa segurança eterna é infinitamente melhor do que viver, em culpa verdadeira, fugindo por confiar em si mesmo e perceber que, diante da Torre Forte, o mérito próprio nada pode fazer!

 

 

 

 

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Lições do profeta Jeremias...


Meditando sobre as lições do profeta Jeremias.... Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, então como poderás competir com cavalos? Se foges numa terra de paz, como hás de fazer na floresta do Jordão? (Jr 12.5). Este versículo trata da resposta do Senhor ao profeta Jeremias diante da sua lamentação a respeito dos ímpios. Jeremias não se conformava em ver que prosperavam, em vê-los viver em paz após terem procedido de forma incorreta, em saber que não tinham nenhum amor pelo Senhor, e o pior, em não ver nada acontecer com eles punitivamente! É assim que tens pensado? Após as colocações de Jeremias, o Senhor o responde dizendo que se ele está tão desolado, demonstrando cansaço diante destes homens, imagine quando tiver de enfrentar dificuldades mais fortes, homens mais fortes. Se ele mostra receio diante desta situação, imagine quando, realmente, a guerra começar!

Perceba: Jeremias tinha uma causa, que na sua visão era demasiadamente grande, e isto o estava incomodando muito. Porém na visão do Senhor a causa não tinha a mesma dimensão, o Senhor, inclusive, mostra preocupação como o fato de como Jeremias reagiria, quando os grandes problemas chegassem. Vocês devem estar se perguntando onde estou querendo chegar. Estou querendo mostrar que agimos da mesma forma e querendo dizer que as pessoas que se abatem com causas pequenas, provavelmente terão dificuldades em alcançar grandes vitórias. Não sabe o que fazer?

Sabe queridos não podemos achar que as nossas dificuldades são maiores do que realmente são! O ser humano tem a tendência de achar que o seu problema tem uma dimensão maior do que ele realmente tem. Não que não tenhamos problemas. Não que o seu problema não seja sério. O que estou querendo dizer é que precisamos ver a real dimensão da nossa dificuldade, qual o seu tamanho real e etc. Porque o que acontece é que, na maioria das vezes, achamos que os nossos problemas são maiores que quaisquer outros. Ninguém sofre como nós sofremos, ninguém suportaria o que nós estamos suportando. E isto, além de não ser bom, é muito sério, porque quando nós tivermos um problema realmente sério, nós desabaremos, nós não suportaremos. É isto que o Senhor está dizendo a Jeremias. É como se fossemos aniquilando os nossos anticorpos, dando a problemas menores uma dimensão muito maior do que eles realmente tem.

Não podemos achar que as dificuldades existem somente para nós! Uma outra coisa que nós fazemos muito bem é achar que nós carregamos todos os problemas do planeta. Ninguém tem problemas. Os nossos além de serem os maiores, somente nós temos. Esta dor de coluna, dessa forma, desse jeito, ninguém tem, somente eu. Problema financeiro como meu não existe. E basta nós darmos uma pequena olhada para o lado e veremos coisas tremendas. Veremos pessoas com dificuldades infinitamente superiores as nossas. Acontece, que estamos tão preocupados conosco, que não conseguimos ver a desgraça ao nosso lado. Você pode estar dizendo que isto não é consolo, e realmente não é, mas dar uma olhada em volta faz com que possamos verificar como poderíamos estar e, felizmente, não estamos. Precisamos aprender a enfrentar as dificuldades! A grande verdade é que muitos destes problemas vivem rondando a nossa vida, pois não tomamos as decisões que precisamos tomar. É que deixamos de fazer alguma coisa e vivemos adiando tal solução. E aí, uma coisa que não deveria fazer mais parte do nosso cotidiano, passa conviver no nosso dia a dia! Você tem um problema assim que deveria já estar resolvido, mas tens permitindo que ele conviva com você? Tenha pressa em resolvê-lo!

A grande verdade é que muitas vezes sofremos, nos revoltamos por coisas que não são de nossa responsabilidade, e o pior, deixamos de fazer aquilo que nos compete. A vida por si só já é extremamente difícil. Então o que devemos fazer é lutar, nos esforçar, fazer bem feito o que nos compete e confiar em Deus. Acredite, temos dupla cidadania e isso implica em responsabilidades também. Um forte abraço na Paz que excede todo entendimento!

 

domingo, 16 de setembro de 2012

Tendo cuidado com a linguagem...


Uma das causas da multiplicação das divisões é a diferença na linguagem. Se as pessoas de uma comunidade começam a não concordar naquilo que falam, essa comunidade corre um sério risco de morrer! Paulo sabia disso. Por isso, quando escreveu para os crentes de Corinto, ele alertou: Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, antes, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer. (I Co 1.10). Devemos lutar contra isso!

A diferença na linguagem acontece quando os cristãos começam a enfatizar um único ensinamento em detrimento dos demais ensinamentos da Escritura. É como se um grupo começasse a enfatizar somente a batalha espiritual; outro, somente a Teologia Sistemática; um terceiro grupo, somente missões; outro, somente a cura divina; um quinto enfatizasse somente as células; outro, somente a importância do seminário; e assim por diante. São vários grupos distintos dentro da igreja (organização) dizendo que os seus ensinamentos são os mais importantes e os mais relevantes, anunciando somente as suas linguagens características. Inconscientemente, eles vão promovendo a divisão dentro da igreja! Pois é, agora você deve estar dizendo: será mesmo?

Os cristãos cometem muitos enganos nesse assunto. Muitos pensam que a igreja morre em consequência dos ataques de Satanás. Mas o inferno não tem poder para destruir a Igreja (organismo). Pelo contrário; diante da Igreja, são as portas do inferno que não podem prevalecer. O maior inimigo da Igreja não são os demônios nem alguma ausência de atividade evangelística, nem alguma deficiência no ensino, nem algum tipo de problema financeiro, mas as divisões entre os crentes. Jesus afirmou que um reino dividido não pode subsistir (Marcos 3.24). Assim, se a igreja está dividida, ela não consegue sobreviver. Antes, ela morre!

A sobrevivência da igreja (organização) depende da unidade na linguagem. Os cristãos dos primeiros séculos sabiam disso. Por isso, quando um crente se levantava trazendo algum ensinamento diferente daquele exposto na Bíblia ou que enfatizasse apenas um único aspecto da Bíblia, logo iniciava-se uma “movimentação santa”. Os crentes se reuniam e debatiam sobre aquele novo ensinamento até identificarem a posição das Escrituras e os problemas de se enfatizar apenas um único ponto. Eles não descansavam até que a linguagem fosse unificada dentro da igreja. Infelizmente não é o que temos visto, pois a ênfase do partidarismos tem liderado nossas igrejas e púlpitos! Sabe querido, o ser humano tem uma tendência natural de se ligar aos grupos com os quais se identifica. Isso não é ruim; faz parte da nossa individualidade como seres humanos e a Bíblia não condena esse tipo de associação natural. Porém, a Bíblia condena, sim, aquela associação que nasce a partir de divisões dentro de um determinado grupo. Ela condena as associações com ênfase no partidarismo, em que as pessoas valorizam o seu próprio grupo e desprezam os demais. Era isso que estava acontecendo dentro da igreja: as diferenças de linguagem estavam provocando divisões e promovendo partidarismos. (I Co1.12). Esse tipo de postura só esvazia o significado de igreja, enfatiza a criação de partidos dentro da comunidade, faz nascer divisões entre as pessoas e enfraquece a igreja (organização). Mas Cristo, o Cabeça da Igreja (organismo), não está dividido!

Dentro das disputas na igreja de Corinto, os grupos procuravam se fortalecer, tentando conseguir o maior número possível de adeptos através dos batismos. Na cabeça deles, quando alguém batizava o batizado já era adepto do grupo desse alguém. E, absurdamente, esses grupos estavam promovendo essa competição, usando o nome de Paulo, de Apolo e de Pedro. Paulo mostra que era um absurdo as pessoas se dividirem em partidos e competirem por pessoas! Cristo não está dividido; por isso, devemos lutar contra a competição por pessoas.

Devemos entender que as pessoas que chegam à igreja não nos pertencem, mas a Cristo! Nós somos apenas os vasos usados por Deus para ministrar o Evangelho àqueles que se convertem. Ainda que devamos ser modelos para as pessoas, devemos formar seguidores, não de nós mesmos, mas de Cristo! Se cada pessoa formar seguidores dela mesma, haverá várias linguagens, vários partidos e grande divisão dentro da igreja (organização). Contudo, como afirmou o apóstolo Paulo, Cristo não está dividido. Amados, crer também é pensar e a falta de conhecimento das Escrituras leva ao perecimento.

 

 

domingo, 9 de setembro de 2012

Para a mana Lílian

Nós seres humanos somos, por natureza, seres sociais. Nas nossas relações com os outros, sentimentos de toda sorte estão envolvidos, e inúmeros deles nos fazem cultivar amigos. A amizade é parte integrante e essencial na existência de todos nós. Nos alegra, apazigua, corrige, aconselha, acaricia, auxilia, em todos os momentos, de forma até a , por vezes, nos constranger. Na Bíblia temos diversos exemplos de amigos e outros tantos de como Deus valoriza a amizade entre os seres humanos, aos quais denomina irmãos uns dos outros. Felizes os que aproveitam a oportunidade do exercício do amor fraterno e estabelecem pontes eternas do seu para o outro coração!
Terminando mais um dia e fico pensando como seria minha vida sem aquela menina magrinha, tímida, com manias diferentes das minhas, teimosa, de mãozinha pequena e dedinhos gordinhos, que serra os dentes quando está com raiva, que diz o que lhe incomoda, que ama bicho (p
eriquito, papagaio, cachorro), que deixava eu dormir na sua cama quando estava com medo, que era “biqueira”... !? Nesse instante minha mente faz uma viagem no tempo reavivando momentos, grandes momentos vividos por nós duas. Como seria não ter você minha irmã? Como seria ser sozinha?
Nesse dia meu pensamento vai até você pra dizer que eu não poderia ter uma irmã melhor e mais bondosa que você! Não há nada que eu preze mais do que nossa união, do que a cumplicidade que temos, onde nossos corações são capazes de se comunicar sem nem ao menos dizermos o que nos aflige. Fecho meus olhos e nos vejo no quintal da nossa casa em Santarém e sou tomada por uma enorme saudade que chega a doer... saudade de um tempo eternizado na tela mais precisa, o meu coração, onde só nós entendemos! Hoje o meu melhor abraço, o mais longo e cheio de amor sem qualquer pressa de soltá-la é pra você, desejando um feliz aniversário! Que as bênçãos do Eterno estejam sempre sobre ti e em tudo que fizeres. Você tem o meu coração!

sábado, 8 de setembro de 2012

Refletindo sobre Jo 14.1...


Refletindo sobre Jo 14.1... Tenho vivido em um turbilhão de situações a resolver, de grandes expectativas e decisões difíceis que estão por vir que poderão causar mudanças de rumo na minha vida e na vida de minha família. Tenho sentido forte cada Palavra do Senhor e sentido realmente Sua presença firme a caminhar comigo, a me proteger e orientar.

Hoje partilho do sentimento dos apóstolos. Eles pensaram o seguinte: vem muita coisa pela frente e não sei como resolver tudo isso! Sou capaz de apostar que você já sentiu-se desse jeito, já viveu alguma situação semelhante. Todos nós; vez ou outra, nos deparamos com situações que não sabemos resolver, esquentando a cabeça com que decisão tomar, parados em encruzilhadas sem saber por qual caminho seguir adiante! Isso mexe conosco; revira nossas vidas; nos tira de uma situação cômoda, sob controle, gerando insegurança e medo da nova realidade. O que fazer? Com muita prudência, dê tempo ao tempo...

A todos nós hoje Jesus declara: Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim... Às vezes parece que Jesus não está conosco, mas essa é a ilusão criada pela nossa incapacidade de ver além da matéria. Se continuarmos firmes, crendo, não demorará e essa impressão cederá lugar a uma paz imensa proporcionada pela Presença viva e atuante do Ressuscitado (Cristo)! Não se preocupe com o vendaval, e nem se preocupe com o temporal. Nós estamos aqui vivendo, praticando e confiando em que aquilo que Deus nos disse (o que realmente Ele disse!), isto Ele vai cumprir!

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Oportunidades Perdidas....


 

Meditando sobre oportunidades perdidas... Há um provérbio chinês muito apropriado que diz: Existem três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida! Então, pense antes de agir, pense antes de falar, mas não demore a pensar o que fazer quando uma oportunidade aparecer em sua vida! Segundo a Escritura, devemos aproveitar ao máximo as oportunidades porque os dias são maus (Ef 5.16)...

Se você está pensando no dia em que poderá encontrar aquela grande oportunidade como que vinda do céu especialmente para você e que poderá mudar completamente a sua vida, então é bom ficar atento e começar já a aproveitar aquelas oportunidades que estão acontecendo hoje, para que assim possa estar em condições de no futuro aproveitar outras oportunidades ainda maiores. Saber aproveitar as oportunidades é uma habilidade essencial para aqueles que querem ir mais longe! Infelizmente muitos passam a vida acreditando que são alvos de uma grande injustiça. Acreditam inclusive que apesar de todos os seus esforços, as oportunidades nunca lhe batem a porta.  Este tipo de pensamento tem sido responsável por conduzir a vida de muita gente boa. Gente inclusive com um mundo de oportunidades à sua volta, mas que está sempre desperdiçando estas oportunidades por causa do paradigma da falta de sorte. Nesta época de extrema competitividade, na qual a maioria das pessoas vive uma busca frenética por um “lugar ao sol”, vale a pena entender quais são as características e as condições propícias para aproveitar bem todas as oportunidades. E se for o caso, mais do que isso, reconsiderar algumas atitudes que podem afastá-lo das oportunidades. É isso mesmo, as vezes somos nós os únicos responsáveis pelas perdas de oportunidades nessa nossa vida!!

Para ter condições de aproveitar as grandes oportunidades, cuide primeiramente de desenvolver uma visão de longo alcance, pois você só poderá ser aquilo que um dia você sonhou em ser. Isto significa que as suas grandes oportunidades futuras começam hoje mesmo com a oportunidade que você tem de sonhar com aquilo que você mais gostaria de ser no futuro! Chamamos de “preferível” a visão de futuro que mais lhe agrada; aquela com a qual você sonha... Grandes oportunidades carecem de uma visão positiva e otimista, pois uma visão pessimista ou pouco promissora, dificilmente lhe trará alguma coisa muito diferente disso no futuro. Aumente suas chances de ter grandes oportunidades no futuro e comece a construir hoje uma visão de longo alcance do seu futuro preferível. E que seja uma visão boa. Começou a pensar nas oportunidades perdidas?

Algumas coisas poderão ser feitas hoje, outras precisarão ser feitas num prazo mais distante, mas o importante é descobrir o que deve ser feito. Muitos se acostumam em reclamar das dificuldades que têm e consequentemente da falta de oportunidades, mas poucos são os que de fato cuidam de usar bem as oportunidades do presente para melhor prepararem-se para as novas oportunidades do futuro. Falta de preparo e de condições para aproveitar as oportunidades acontece tanto na vida de pessoas, quanto de organizações e até mesmo de nações. E sempre custam muito caro! Aqueles que já experimentaram perder uma oportunidade por falta de preparo que o digam! Para estar mais próximo do seu futuro preferível, esteja preparado e capacitado para as novas oportunidades que certamente surgirão. Então mãos à obra! É hora de começar a cuidar da sua preparação. Talvez você já tenha percebido que não adianta ficar somente esperando pelas grandes oportunidades caírem do céu num futuro distante e incerto. Mais do que isso você deve ter habilidade para descobrir e aproveitar oportunidades hoje. Mas se você não consegue encontrar nenhuma oportunidade hoje, cuidado! Você pode estar desprezando oportunidades mais simples, porém não menos importantes para o seu futuro preferível.

Não deixe nenhuma oportunidade passar despercebida no seu dia-a-dia. Pequenas oportunidades são estratégicas e ao longo do tempo podem lhe conduzir a oportunidades ainda maiores e melhores. Não passe a sua vida inteira esperando uma grande oportunidade cair do céu, principalmente porque se você não conseguir aproveitar as pequenas oportunidades, como poderá aproveitar as grandes? Uma grande oportunidade é consequência direta de pequenas oportunidades que foram bem aproveitadas no passado. Esteja atento querido, pois senão terás apenas uma recordação do passado que sonhastes em viver!

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Meditando sobre Sl 11.1......


Meditando sobre Sl 11.1: No Senhor me refugio, como dizes, pois ó minha alma: Foge como um pássaro para o teu monte? Em momento de introspecção e reflexão, Davi questiona a si mesmo nesse Salmo. Ele perece viver uma contradição, um momento de conflito onde a fé daria lugar a insegurança, um sentimento ameaçador que motivava a fuga. A alma de Davi então é comparada a um pássaro ansioso por fugir para seu monte como se quisesse experimentar liberdade e solidão. A alma com asas, que foge para o monte, representa a vontade humana em ilusão de liberdade. O monte, não implica, necessariamente um lugar físico, mas espiritual. “Meu monte” indica familiaridade, lugar comum, conhecido, elegido. Fugir está no versículo em oposição a refugiar. Escolher a fuga, é como distanciar-se de Deus, por esse motivo, Davi reluta, repreende essa luta travada em seu interior.

A fuga é um mecanismo de defesa, presente tanto nos homens como nos animais. Fugimos por motivos tantos que nem caberia enumera-los. É através da fuga que preserva-se a vida ou encontra-se a morte! Hábeis predadores conseguem sobreviver e dar continuidade a espécie pela agilidade e força empreendidos nessa ação que define caça e caçador, perseguido e perseguidor. Fuga, portanto, indica movimento de partida e chegada, percursos de toda sorte. Fugir como pássaro, parece ser bem mais confortável e seguro: A imensidão dos céus diminui as chances de captura, uma vez que a largura, altura e distância do chão, não comportam tanta proximidade entre predador e presa! Quantos de nós nos encontramos como pássaros em fuga? Quantos elegeram “seu monte” como provisão, solução para alma em aflição?

Me escute: a vida nos apresenta escolhas: Fugir para o monte ou refugiar-se em Deus. O monte pode proporcionar sensação de liberdade e segurança, contudo fugitivos jamais estarão livres do medo, das chances de uma traumática captura. Fugitivos são nômades, errantes a perder de vista o caminho de casa. O monte tem sobre si o céu e sobre o chão, a permanente aflição. Homens pássaros apenas fogem de um lugar para outro sem contudo encontrar felicidade. Os montes são moradas inseguras onde o desabrigo provoca perdas e perigo de morte. Que essa metanoia, esse voo para Deus, seja a nossa vida, o nosso alvo em toda e qualquer circunstância.

 

 

 

 

 

 

sábado, 1 de setembro de 2012

Breve reflexão sobre casamento


Hoje o dia termina não como os outros dias, mas com uma breve reflexão em mente sobre Casamento! Casamento é um sonho vivido a dois! É isso mesmo querido, o amor quer ter o monopólio das faculdades da alma humana! Dizem que para o amor chegar não há dia, não há hora, nem momento marcado para acontecer. Ele vem de repente e se instala no mais sensível dos nossos órgãos, o coração! Começo a acreditar que sim, porém, percebo também que pelo fato deste momento não ser determinado pelas pessoas, quando chega, quase sempre os sintomas são arrebatadores. Vira tudo às avessas e a “bagunça” feliz se faz instalada. Quando duas almas se encontram o que realça primeiro não é a aparência física, mas a semelhança d'almas; tenha certeza! Elas se compreendem e sentem falta uma da outra... Convido você a me acompanhar nessa reflexão modesta (emocional/contextualizando), sobre a arte de amar e se dar em casamento.

Sabe, a vida tanto pode ser um drama apaixonante, uma comédia empolgante,
ou uma tragédia deprimente; tudo depende de como a vivemos e a encaramos. Porém,
almas que se encontram jamais se sentirão sozinhas porquanto entenderão, por si só, a infinita necessidade que têm uma da outra para toda a eternidade...Sim, deves ter consciência que a velocidade do amor é proporcional às concentrações de respeito, humildade, alegria, amizade, sinceridade e compromisso presente na vida de cada um de nós, multiplicada por uma constante essencial em nossos corações: a capacidade de amar! É como uma música inacabada na partitura, onde todos os dias, trabalhamos uma nota musical, na busca pela harmonia perfeita.

Há momentos na vida em que se deveria calar e deixar que o silêncio falasse ao coração, pois há sentimentos que a linguagem não expressa e há emoções que as palavras não sabem traduzir. Me encontro num desses momentos! Gostaria de dizer tantas coisas pra uma moça que se casa amanhã, mas as palavras são atropeladas pela emoção e então emudeço. Esse dia chegou tão rápido... Mas ainda a vejo correndo com aqueles cachinhos dourados balançando ao vento.... Como conter o coração? Ela ainda faz carinha de “neguinha perigosa”... ela ainda é o meu bebê. Ela ainda me encanta! O amor é como o sol, ilumina e ainda ouso compara-lo àqueles cachinhos dourados ao vento, correndo ao meu encontro com os bracinhos abertos. São tantas lembranças que me vejo nesse momento, mergulhada no passado que outro dia era presente. Você já se sentiu assim, querido?

O dia tá terminando e por mais que meus olhos alcancem as estrelas, jamais alcançarão o brilho intenso dos teus olhos quando me olhas, e por mais que o calor dos meus braços alcance o calor de um lindo pôr do sol, jamais alcançarão o calor de seus abraços acolhedores quando nos encontramos, e por mais que meus beijos alcancem a doçura do mais puro mel, jamais serão como os que recebo de ti sempre que nos vemos, e por mais que o amor que exista em meu coração alcance a raiz da minha alma, jamais alcançará o amor que seu coração verbaliza através de seu sorriso quando te encho de mimos. O meu coração compreende o teu coração e sabe de minha importância em sua vida!

Falta pouco pra terminar esse dia. Há no mundo, milhares de formas de alegria, mas no fundo todas elas se resumem a uma única: a alegria de poder amar! Para minha menina de cachinhos dourados, que muitas vezes acalentei em meus braços, o meu beijo de boa noite abençoando-te, e que estejas sempre abrigada à Sombra da Cruz de Cristo.