Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Amanheci pensando em um comentário que li sobre a forma de cultuar a Deus em algumas igrejas (organização/denominação), onde a pessoa dava graças a Deus por na sua denominação, tal ato ser diferente... Qual a razão de muitas vezes acharmos que a nossa prática ou “estratégia” religiosa usada em nossa igreja, é mais correta do que das outras? Temos sido copistas em muitas estratégias ditas como vindas do Eterno para Sua Igreja, onde muitas delas passam pelos “ajustes” relativizados da moral e do genuíno Evangelho de Cristo. Não defendo o fanatismo, este é tão danoso quanto o mundanismo! É importante que conveniência e oportunidade estejam juntas com a licitude na aprovação ou não de uma atitude cristã, pois o que é lícito e conveniente não fere outros princípios bíblicos (I Co 10.23b)! Queridos, parece que em muitos altares o Fogo tem sido estranho, conforme Lv 10.1-3, e isto; constitui uma ofensa muito grande ao Eterno. Não podemos esquecer que o Culto é para o Senhor e que Ele não aceita uma celebração senão pelos meios que Ele mesmo estabeleceu (Is 1.13-14). Não podemos profanar o altar de Deus trocando a mensagem da Palavra por coisas não sagradas e isso se estende para toda a área física que denominamos Casa de louvor e adoração ao Senhor! Temos que analisar o conteúdo que estamos oferecendo ou recebendo, porque, às vezes, analisamos mais os resultados, e isto pode ser um colapso diante de Deus, pois existem muitas coisas que nós gostamos e achamos certas; e que Deus abomina! Crer também é pensar, não se torne “massa de manobra” nas mãos dos que não entendem de temor e tremor na presença do Eterno. O meu abraço fraternal na Paz que excede todo entendimento!

sábado, 27 de julho de 2013

Todo dia nasce com a dose de esperança necessária aos que acreditam ou não em momentos mais felizes... Todo dia nos encontramos com o brilho que nos faz acreditar que mais uma vez o Renovo nos encontrará. Todo dia somos acalentados nos momentos difíceis e alegres, pois a Esperança ainda encontra-se nesta nossa caminhada. Todo dia é dia de sonhos, pois a estrada percorrida necessita para que não se desista no primeiro obstáculo. Todo dia é preciso uma lágrima responsável, seja ela nossa ou vista em outros, para que não venhamos a banalizar a vida. Todo dia acumulamos coisas nas “gavetas” e sonhos na memória, como se não houvesse o amanhã. Todo dia perguntamos a nós mesmos como resistiremos aos “vendavais” que nos encontram, ou até aos que buscamos encontrá-los. Todo dia declaramos nossos desejos e esquecemos que eles muitas vezes, são apenas desejos de um ser solitário, triste e impossibilitado de ver além... Todo dia vivemos grandes acontecimentos, é um tempo onde parece que tudo só pode ser conquistado no agora. O que tem acontecido conosco? Fomos abandonados pelo Eterno ou nos abandonamos? Será que pior que ser abandonado e se abandonar, abandonamos a Esperança? Todo dia para acharmos Esperança em meio a tanto conflito, precisamos sem dúvida nos dirigir a Sagrada Escritura. Ela fala de Esperança, e diz que a Esperança é uma Pessoa. A Esperança é Jesus (Rm 15.13). Portanto querido, não viva só para esta vida, viva para um encontro real com a Esperança além desta vida, nas regiões celestiais. Não desanime! Para você o meu abraço daqui da bela Natal e saiba que sua companhia muito alegra minha caminhada.


sábado, 20 de julho de 2013

Em algum lugar... Com o olhar perdido no horizonte, apenas a contemplar o momento em que o sol se despede mais uma vez, onde a vida segue seu curso e sonhos buscam seu lugar. Em algum lugar onde as ondas do mar, com suas idas e vindas, em total sincronia, teimam em molhar meus pés. Em algum lugar sem pronunciar sequer uma palavra, era ouvido a declaração do sol ao se pôr: voltarei amanhã! Em algum lugar onde o vento afaga a pele e declara sua cumplicidade pelo momento, faz-se do imaginário a alegria que acalenta. São poucos os lugares que despertam no ser humano o desejo de se eternizar momentos, portanto guarde esse como alento para alma em dias de céu encoberto onde a beleza do sol e sua luz não podem ser vistos, admirados, poetizados, sonhados... Existe um lugar onde estamos sempre sendo esperado, onde nosso olhar é encontrado com o Seu doce olhar e envolvidos em Seus braços, descansamos sem qualquer pressa de partir, pois para onde nossos pés caminharem, Ele se deixará encontrar. Ele é o Amado de nossas almas que nos entende sem qualquer explicação! Permita que o seu olhar encontre-se com o Dele... Mais um dia se inicia, receba o meu abraço nessa madrugada sem qualquer pressa de deixá-lo daqui da Cidade do Sol, imaginando que ele continuará por toda a eternidade!

terça-feira, 16 de julho de 2013

Meditando sobre Ne 6.3... O desafio traz sempre a necessidade de sonhar ou acreditar que há uma saída diante das lutas, das dificuldades que enfrentamos nessa nossa vida. Quando Neemias soube que os muros de Jerusalém estavam fendidos e as portas queimadas, acreditou que a história do seu povo poderia ser mudada com a sua participação. Foi aí que ele decidiu reedificar tudo! Você está vivendo algo parecido? O que tem necessidade de ser restaurado, reedificado? Saiba que reconstruir era o grande desafio de Neemias! Ele começou e terminou o projeto de revitalização da cidade... Você é dos tais que começa projetos e não termina? Tenha um espírito perseverante em tudo e desfrutarás da alegria de ver cumprida uma missão, um sonho... Ah, você tá sofrendo crítica, então faça como Neemias que hora alguma parou para dar ouvidos aos críticos. Não permita que nada lhe paralise e o seu projeto sofra danos. Persevere, pois o que fazemos com o aval do Eterno falam por si mesmos. Nessa noite agradável aqui em terras potiguares receba o meu abraço e a minha oração através desse texto, dizendo que não serás envergonhado, pois o Eterno se responsabiliza pelos seus e os guarda!

domingo, 14 de julho de 2013

Amanheci com a seguinte palavra em mente: Esperança! Você já parou para pensar exatamente o que significa esperança? Ela existe mesmo? Sem a esperança tudo para; tudo fica congelado, incolor, como um dia sem o amanhã. A esperança nos faz pensar no próximo minuto da vida, no próximo passo, na próxima oportunidade, na próxima estação. A esperança é uma inspiração para nossos dias, ela fecunda nossos sonhos. Na verdade, a esperança e a vida se confundem porque não podemos desassociar a ideia de vida sem esperança. A esperança é um mecanismo que fomenta o sonho e mantém o ser humano lutando para viver, planejar e construir. A esperança não é contra a realidade, mas sim contra o cinismo e o desespero. Eu creio que a esperança é o combustível da alma! Nosso ser interior é dirigido pela esperança, pela perspectiva que no futuro será melhor, por isto entendo que Deus criou o dia, a noite e as estações do ano... À noite, sempre ao deitar para dormir, o fazemos com a esperança de um novo amanhã de um dia melhor. Podemos nos lembrar sempre que depois de um rigoroso inverno, vem a primavera. Existe um versículo na Bíblia que diz: O choro pode durar uma noite, mais a alegria vem pela manhã (Sl 30.5). Isto é esperança! Você e eu precisamos mais de esperança para viver do que possamos imaginar! Ter esperança é manter a luz acessa, é não se curvar diante da escuridão, é conseguir enxergar, quando não se pode ver quase nada. É olhar para dentro de si e não perder os sonhos de vista. É ver-se quando ninguém mais percebe, é esforça-se para manter-se vivo, respirando contra tudo que conspira em oposição a você, a mim. E de onde vêm a nossa esperança? Nossa esperança tem uma fonte: o Eterno! Como está escrito: Esteja sobre nós o teu amor, SENHOR, como está em ti a nossa esperança (Sl 33.22). A essência da fé não é a religião, isto é sobre homens, a esperança é sobre Deus, é algo de Deus aos homens, um presente dos céus. Por isto o inferno é o pior lugar para o ser humano, lá não existe perspectiva, isto é: esperança. Sempre será ruim e pior a cada dia! Então não diga mais que estás vivendo um inferno de vida! Ainda há esperança... Continua uma chuva fininha aqui na linda Natal... Receba o meu abraço cheio de carinho nesses poucos minutos para um novo dia...

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Nesse fim de tarde aqui em Terras Potiguares, medito sobre a Graça... Tenho observado muitos em nome da Graça, “reinterpretando” a sagrada Escritura como se o Eterno mudasse de ideia ou se adequasse a modismos. Estamos perdendo tempo competindo uns com os outros (me refiro aos cristãos), para que o “mundo” veja nessa ou naquela denominação, ou cristão em particular, um “poder” ou “unção” maior e mais importante, do que nos demais. É como se a Graça fosse ou pudesse ser “privatizada” por nós, você me entende? A Graça é gratuita para todos, dos quais me incluo. É por isso; que o cristianismo atreve-se a dizer que o amor de Deus é incondicional! Querido, no Evangelho da Graça não há nada que possamos fazer para que o Eterno nos ame mais ou menos, pois Ele já nos ama tanto quanto é possível um Deus infinito nos amar! Vejo a “reinterpretação” do Evangelho da Graça como um abuso e tentação à ganância, inveja, luxúria e orgulho, tornando o pecado claramente atraente. As “graças espirituais” que temos praticado muitas até com boas intenções e as melhores motivações, podem nos levar perversamente para longe da presença do Eterno. Crer também é pensar querido. Estejam todos abrigados a Sombra da Cruz de Cristo, a Graça revelada!

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Falar de emoções é algo bem particular. Grande parte das emoções que temos chegam através da visão... nesses últimos dias tenho visto muitas belezas, belezas naturais. É através dessas águas cor de esmeralda que me deixo levar a um calmo, sereno e tranquilo, voo imaginário... Em cada etapa de nossas vidas vencemos alguns “medos”, enfrentamos alguns “não serei capaz” e por aí vai, porém é importante acreditarmos que podemos tentar sempre e que todo dia é dia de recomeço, onde os temores do passado podem ficar decisivamente no passado. Mergulhando nessas águas cor de esmeralda desfruto da grandiosidade de sua bio diversidade e constato o quanto é criativo o Eterno! Percebo a convivência de fauna e flora em completa harmonia e respeito e me pergunto qual a razão de nós, seres dotados de inteligência, termos tanta dificuldade de convivência? Por que temos a mania de achar que o bom e certo é só o nosso pensamento, forma de vida, religiosidade...? Aqui na Esmeralda do Atlântico as noites são agradáveis e seus dias aquecidos pelo sol, mas é no mergulho de suas águas que desfruto um sentimento de “quase paraíso”... Cada onda vencida pelo “catamarã” tem o sabor de limites e medos superados, onde a vastidão dessas águas cristalinas; desdobram-se em um lindo poema, ouvido apenas por um coração esperançoso. É assim que a vida se refaz em completa harmonia e respeito, pois essas águas têm um dono: O Eterno! Recebam nessa noite de 01/07/2013, daqui da Ilha de Fernando de Noronha, o meu abraço sem qualquer pressa de deixá-los, sabendo que Deus é o Único capaz de fazer afagos na alma humana!
É fim de tarde e me encontro deslizando sobre o Atlântico... de onde é que vem tanta beleza? É como uma voz macia que espuma das ondas desse mar que se confunde com o grito das “noivinhas” e “fragatas” sobrevoando essas águas, onde apenas ponho-me a escutá-la. De onde é que vem tanta beleza? Há um caminho feito nessas águas cor de esmeralda, onde dos meus olhos saltam as mais belas visões... sinto-me presa e fascinada! Sabe, às vezes precisamos sobrevoar e mergulhar nas Águas do Espírito; para então perceber o quanto é importante cada instante nessa nossa vida em parceria com o Eterno. Precisamos descobrir a emoção de estar com Ele! O sol está se pondo no horizonte e não sei onde termina ou começa esse lindo espetáculo... tudo fica por conta da emoção! Faça do encontro com o Eterno sempre um lindo espetáculo de cumplicidade, amor, paz, esperança, pois Ele navega com você em toda e qualquer situação. Ele navega sobre, com e nas águas, sejam elas quais forem, da sua vida. O sol se esconde por trás do Morro do Pico e o silêncio se faz das dezenas de vozes a minha volta, e só o quebrar das ondas é ouvido; de forma harmoniosa e perfeita, como uma linda canção. Beba das fontes que o Eterno lhe propicia, mova terra e céus, salte sem medo em Seus braços sem olhar para trás, Ele te segurará! Mergulhe o mais profundo... Acredite: a vida sempre se refaz! Receba o meu abraço carinhoso nesse 02/07/2013, daqui do arquipélago de Fernando de Noronha, nesse dia tão importante pra mim.
Tudo é possível acontecer em apenas um instante. Da partida à chegada, do sorriso às lágrimas, do sucesso ao fracasso, do sonho à realidade, da vida à morte e muito, muito mais pode acontecer com mortais, como eu e você! Não importa o grau de espiritualidade, posição social, etc e tal, tudo pode acontecer a qualquer um de nós, como coisas boas ou ruins! Somente um instante é capaz de eternizar momentos, pessoas, histórias e tudo o que faz dessa nossa vida a alegria de vivê-la. Em apenas um instante unimos força para o sucesso dos que amamos, lutamos contra toda e qualquer perda, pois desejamos mesmo é preservar tudo e todos a nossa volta. Sabe querido, o instante é aquela fração de segundo captada pelos nossos sentidos, pela consciência, que pede ao coração para ser eternizado. Às vezes tudo que necessitamos é de apenas um instante na companhia do Eterno para que em nossa memória seja eternizado a mais singela visão que alimentará nossos dias... Às vezes vive-se por um instante uma vida toda, portanto é importante estarmos sempre preparados, pois o Amado de nossas almas ama nos surpreender fazendo afagos em nossa alma. Qual instante precisas eternizar? Se já eternizasses, traga à memória, para que tenhas esperança de ser surpreendido... Sentimentos assim são privilégios só de seres humanos. Portanto, você pode e deve senti-los sem qualquer olhar de desaprovação, afinal ainda não estamos em corpo glorificado! Hoje daqui da Cidade do Sol o meu abraço carinhoso é especial para Márcia Silva, ele é calmo e sem qualquer pressa de soltá-la... você é uma Pérola!
Chove na Cidade do Sol ainda e medito em uma frase que ouvi hoje de uma amiga/irmã. Ela me olhava longamente e percebi que muito ela estava falando com aquele olhar, então ela me disse: Estou pensando na fugacidade da vida! Lhe convido a caminhar nessa breve reflexão sobre como a vida é fugaz! A vida passa tão rapidamente que não nos damos conta do quanto cada minuto é precioso... Quantos planos fazemos que muitas vezes; nunca chegarão a ser executados, pois o tempo se extinguirá. Querido a vida é efêmera... Devemos aproveitar a vida em cada dia, fazendo dela o caminho para o encontro da felicidade, porém com responsabilidade! O Salmo 90 nos adverte a contar os nossos dias, então todos precisamos nos lembrar que a vida é curta. Mesmo que se chegue aos 100 anos, ainda assim é curta.  Todos precisamos nos lembrar que a vida passa muito rapidamente. Nosso tempo de vida  é como a hora que passou (v.4). Nossos dias são breves como o sono (v.5b). Nossa história pessoal é como a relva que brota ao amanhecer e murcha de tardezinha (v.5c). Nossa vida começa e termina rápido como um gemido (v.9). Passamos pela vida como se voássemos (v.11).  Neste tempo curto, podemos contar com o Eterno como Aquele em quem podemos nos refugiar (v.1). E podemos porque Ele é eterno!

Todos precisamos aprender a viver! Viver não é fácil por causa do nosso corpo, que o tempo faz fortalecer e também enfraquecer. Viver não é fácil por causa do nosso temperamento, que é a forma como convivemos com o meio e com as pessoas.
Viver não é fácil por causa das perdas que vamos acumulando. Quanto mais vivemos, mais pessoas queridas perdemos e mais amarguras recolhemos. Viver não é fácil porque a vida nem sempre é justa. A oração do salmista, diante das possibilidades da vida, é a mesma e deve ser a nossa: Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria (v.12).  É bom saber que o Eterno nos ensina a viver... Sem Ele, mal conseguimos sobreviver! Com Ele, podemos viver a vida em toda a sua plenitude. Não perca tempo embarque nessa linda viagem que é viver e estar vivo! Receba o meu abraço sem qualquer pressa de deixá-lo, nessa noite chuvosa daqui de terras Potiguares.