Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Saudade....


Hoje é considerado o dia da saudade. Penso que saudade nem precisaria de um dia pra comemorar, afinal esse sentimento sempre está conosco, não importando sua intensidade. Saudade é falta, é lágrima, é agonia, é desejo, é um olhar e um último olhar, é viagem, é uma voz, é uma fotografia, é um suspiro, é um cheiro, é uma música, é a ausência de um amigo, é a perda dos que amamos, é a imagem de uma peça de roupa, é um jardim, é uma voz... Saudade são momentos gravados na tela mais precisa: o coração humano! Sentir saudade é comungar dos sentimentos do Eterno: Ele tem saudade de nós! Sabe querido, a saudade é uma palavra sem explicação; ela está na mente, mas quem sofre é o coração. A saudade não significa que estamos longe, mas sim que um dia já estivemos juntos. Saudade não se compreende; apenas se sente. Portanto, nunca permita que a saudade do passado, e o medo do futuro estraguem a beleza do presente. Saudade é sentimento de vivos, como eu e você! Tenho muitas saudades e sei que muitas delas só na eternidade cessarão... Se permita sentir saudades e declará-la, só assim conhecerás melhor o teu coração. Sintam-se todos beijados e abraçados com uma enorme saudade em meu coração.

Esperando a noite passar...


Esperando a noite passar... Do meu quarto posso ouvir o silêncio da cidade, o silêncio da noite. Esperando a noite passar nesses minutinhos que faltam para terminar esse dia. Esperando a noite passar para encontrar a luz do sol, a flor que se abrirá perfumando e colorindo meu jardim... Não sei você, mas estou esperando a noite passar para ver a transformação da vida e tudo começar a ganhar vida novamente. Vivamos bem a nossa maneira cada dia dos nossos dias de vida, pois o nosso tempo passará. Administre-o (o tempo), de tal maneira que ele passe de maneira prazerosa, leve e memorável! Esperando a noite passar, pois sei que há sempre uma manhã radiosa para os que esperam no Eterno. Qual noite tens esperado passar? Espere a noite passar, só não deixe de viver os dias, pois é vivendo que descobrirás a beleza e a importância de se estar vivo. Acredite: há uma melodia à ser ouvida, mesmo esperando a noite passar, onde só ao coração é revelada. Ela tem nome... Jesus!

domingo, 27 de janeiro de 2013

Folhas Secas...


Observando algumas folhas secas em meu jardim depois de uma conversa agradável com uma grande amiga da querida Pérola do Tapajós .... Problemas são como as folhas de uma árvore que sempre vão cair, de uma maneira ou outra, num ciclo sem fim, o que muda é a forma como recolhemos essas folhas, ou como tratamos os problemas, pois muitas vezes deixamos as folhas acumularem-se pelo chão, sem dar importância devida para o monte que vai se formando, e quando vemos, as folhas já tomaram conta do chão, dos cantos, frestas e até dos quintais vizinhos. Sabe, o importante é Juntar as folhas diariamente. Identifique seus problemas e resolva-os, removendo o que não lhe serve mais, separando o que é importante e o que não é! Lembre-se que folhas muito secas, podem ser queimadas rapidamente, assim como os problemas pequenos, que muitas vezes damos importância demais, aumentando-os sem ao menos pensar em uma solução, paralisados pelo medo, indecisão e outras coisas mais.
Querido, não fique esperando o outono chegar e derrubar todas as folhas de uma só vez, mantenha seu jardim da vida sempre limpo, cultive flores (otimismo), regue com bom humor, espalhe as sementes (amor) por todos os jardins que passares, e receba da própria natureza os resultados de sua dedicação: cheiro de terra molhada, cores e perfumes das flores, frutos que alimentam e a paz que preenche o espírito humano! Problemas são como folhas secas de árvores, você é o jardineiro e semeador, Deus é o que dá crescimento. Porém nunca esqueça que a vida pede cuidados todos os dias, afinal ainda não estamos em corpos glorificados!

 





 

 

sábado, 26 de janeiro de 2013

Vibrantes...


Muitas vezes agimos de forma automatizada, fazemos basicamente as mesmas coisas e nem nos damos conta das sutis mudanças que ocorrem em nosso dia a dia. A pergunta que não quer calar é a seguinte: Essa mudança ou mudanças foram para melhor, para crescimento? Somamos para multiplicação ou apenas dividimos ou até perdemos? Mudança positiva é aquela que abrange todo o seu ser refletindo aos que estão a sua volta, brotando contentamento no espírito, corpo e alma! Ah, você tá assustado com essa alegria que não sabes direito de onde vem, dessa vontade de produzir, ser útil? Tranquilize-se, quando a alma está em equilíbrio e o espírito em paz, é assim mesmo que nos sentimos... vibramos! Sentimo-nos assim mesmo que haja tempestades, pois esses sentimentos quando associados a fé, nos permitem viver a alegria que vem do Eterno. Somos preciosos, únicos e amados... somos seres vibrantes!

 

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O que ser quando crescer....

O que você quer ser quando crescer? Quem nunca ouviu essa pergunta na vida? Pois é, só que hoje amanheci pensando em uma profissão, que de certa forma, assumimos desde que nascemos. A profissão de “piloto” e “comandante” de nossas vidas! Infelizmente, nem todos os “pilotos” possuem as exigências necessárias para ocupar essa posição de “comandante”. Um bom “piloto” pode se transformar em um bom “comandante” ou passar toda a sua vida sendo apenas um bom “piloto”. O pior inimigo no processo de crescimento de um “piloto” é ele mesmo! Às vezes se engana e se deixa enganar pela vaidade excessiva e pelo exibicionismo, sendo impedido de exercer com êxito a condução de sua “aeronave” e o exercício do senso de justiça, tão necessários nessa nossa vida. Sabe querido, pra te tornares o “comandante” de tua história, é necessário aprendizado diário e acúmulo de experiências. Busque o Piloto que te conduzirá às melhores “pistas e voos”, fazendo de suas “decolagens” e “aterrizagens” a alegria de estar vivo! Receba o meu abraço daqui de terras potiguares, nessa tarde quente de janeiro...

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Refletindo sobre expectativas...


Refletindo sobre expectativas nesse fim de tarde dessa sexta feira, aqui na Cidade do Sol... Sabe queridos, a vida nos apresenta, todos os dias, desafios e obstáculos a serem enfrentados e superados! Pois é, lutamos contra nossas próprias limitações, nossa baixa autoestima, nossa frágil autoconfiança, e a necessidade de corresponder não apenas às nossas próprias expectativas como àquelas que as outras pessoas alimentam a nosso respeito. Às vezes ficamos “amarrados” as expectativas dos outros e deixamos de avançar em vários campos dessa nossa vida. Porém, é preciso diferenciar expectativa de esperança! A esperança geralmente está associada a sentimentos positivos que, se não realizados, poderão esperar outros momentos para acontecer. São sentimentos que carregamos sempre conosco. Já a expectativa esta associada ao sofrimento. Sim, por que você a gera e se ela não se realiza: pronto, vem a frustração e consequentemente surge uma série de pensamentos negativos e por aí vai. Como encontrar o equilíbrio? Alimente o seu coração com a Viva Esperança da qual o apóstolo Pedro fala (I Pe 1.3), e verás como as expectativas tornam-se mais suáveis em suas esperas, cobranças e até em suas dores. Queridos, esses sentimentos são comuns aos humanos, assim como eu e você, não esqueça disso antes de cobrar-se a si mesmo e aos outros. O meu abraço daqui dessa linda cidade, chamada Natal, desejando que a Paz que excede todo entendimento esteja sobre suas vidas.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Um coração Apertado....


Há dias que amanhecemos sentindo sensações estranhas e não identificamos a razão de tal sentimento. É uma mistura de tristeza, ansiedade e angústia que as pessoas do interior chamam de “coração apertado”. Aparece do nada e vai embora sem mais nem menos. As razões são muitas, inclusive espiritual. Mas a verdade é uma só: Esse sintoma pode ter várias origens, mas sempre causa um desconforto inexplicável que somente aquele que sente é quem sofre e sabe. Amanheci assim ontem... Tens amanhecido assim nos últimos dias? Só se preocupe se esses sintomas persistirem, caso contrário, apresente em oração e acalme-se, somos humanos! Ah, você sentiu medo? Eu também e muitas vezes! Um “coração apertado” só sossega quando o som da Voz do Eterno brada uma linda canção, envolvendo-te em completa confiança. Deseje ouvir essa Voz, permita-se ouvi-La, Ela te conduzirá a águas tranquilas e logo esse “coração apertado” sorrirá outra vez. Nessa noite que tá quase terminando, daqui da cidade do sol, envio-lhe o meu abraço longo, apertado e nele estarei dizendo: Deus está no controle de qualquer situação!

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Sendo visitados pela Verdade Oportuna...


Quando somos visitados pela Verdade Oportuna, aprendemos lições, reciclamos valores, avançamos em nossos projetos, modificamos ideias trazendo desenvolvimento em todas as áreas dessa nossa vida. A vida dá voltas... em qual dessas voltas te encontras? O que tem ficado pelo caminho? O que tens sentido falta? Às vezes é de um cheiro, é de um olhar, um sorriso, um lugar que o nosso coração, a máquina mais sensível do corpo humano, sente falta. Acredite isso é normal! E a vida continua dando voltas... Sabe, a vida anda me pregando algumas surpresas, do tipo que não se encontram explicações, apenas vai acontecendo e vou tentando entender. Não “jogue ao vento” a visita da Verdade Oportuna, ela nos confronta para melhorarmos em nossa caminhada, ela olha em nossos olhos afirmando que caminha ao nosso lado, ela nos acalenta em nossas noites frias, segura nossa mão na travessia do caminho perigoso, ela enxuga nossas lágrimas e nos levanta para admirar Suas feituras, como um lindo pôr do sol e o nascer de uma lua cheia... Nesse dia que tá terminando, daqui de terras potiguares, a Verdade Oportuna pergunta: Posso de visitar? Apenas deixa-a entrar e constatarás o quão benéfica será nessa sua vida, nessa minha vida e então mais uma volta será dada em sua vida e na minha. Que ela possa nos encontrar sempre que se fizer necessário! Um forte abraço à todos.

 

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Mndo sobre o Sl 102.6,7....


Meditando sobre o Sl 102.6,7 que aborda a carência humana... Sou como pássaro em lugares desertos, como uma coruja numa casa abandonada. Não consigo dormir, sou como um pássaro solitário em cima do telhado. O salmo fala sobre o lamento de um patriota sobre a situação angustiosa de seu país. Ele tem suas tristezas particulares e seus inimigos pessoais, ele está também muito afligido no corpo por doença, mas as misérias do seu povo lhe causam angústia mais amarga, e isso ele derrama num lamento sincero e comovente. Contudo, não sem esperança o salmista chora; ele tem fé em Deus, e espera pela ressurreição da nação através do favor onipotente do Senhor; isso o faz caminhar entre as ruínas de Jerusalém, e dizer com espírito esperançoso: Não, Sião, nunca perecerás. Teu sol não se pôs para sempre; dias mais claros estão guardados para ti!

Querido, quantos de nós não estão numa situação como essa? Somos particularmente uma “nação”, onde enfrentamos angustias, carências, assim como alegrias. Quando Deus criou o ser humano, dotou-o de mecanismos especiais. Trata-se de um conjunto de sentimentos e emoções. Sabe, Deus nos fez dotados da capacidade de sentir fome, sede, sono e desejos! Compreendes porque mesmo conhecendo ao Senhor, enfrentamos “tempestades”? Pois é, somos humanos! Queres saber o que fazer? Tenha esperança, pois o doce Espírito ainda está conosco e dentro de nós tabernaculando com o Eterno. Receba o meu abraço daqui da cidade do sol, é um abraço forte, longo, calmo e sem qualquer pressa de soltá-lo, dizendo-lhe que assim como você, tenho minhas carências também, mas sem perder a esperança!

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O que esperar do ano que se inicia...


O que esperar de um ano que se inicia? Foi com essa pergunta que acordei hoje no primeiro dia do ano de 2013, aqui em Jampa, na casa da minha mãe, deitada na rede que meu pai dormia... Estar na casa dos meus pais depois de tantos anos, tem sido um refrigério, um momento de reflexão, uma oportunidade de reviver momentos nessa casa, que hoje encontra-se vazia, todinha só pra mim e minhas lembranças.... Mas o que significa de fato esperar algo? Esperar é crer e crer é esperar. Quem espera, espera pelo dia quando não terá mais que esperar!  Todas as esperas nos fornecem um prazer! A expectativa de que ocorra algo que desejamos gera no nosso organismo um prazer antecipado. Como explicar isso? É a produção da dopamina! Ela deve ter sido o primeiro neurotransmissor a aparecer nos organismos. Sem a ação da dopamina não haveria movimento ou conduta em direção a uma meta. Portanto, é através dessa substância química que o organismo movimenta-se e entra em ação para alcançar o desejado e, também, escapar do indesejado. Mas e do nosso espírito, quem cuida, quem gera energia, quem nos faz escapar do indesejado e nutre? Querido, do nosso espírito quem cuida é o Eterno, nutrindo, cuidando, guardando e gerando a energia que necessitamos para vivermos essa nossa vida terrena. Então, esteja em equilíbrio no organismo e no espírito. Cuide-se, faça sempre a sua parte no natural e deixe que do sobrenatural o Eterno se encarrega. Um forte e longo abraço daqui de Jampa sem qualquer pressa de soltar!