Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Meditando sobre perdoar...


O perdão é uma necessidade fundamental da vida! É impossível ter uma vida saudável emocional, física e espiritualmente sem o exercício do perdão. A Bíblia diz que Deus perdoa os nossos pecados e deles não mais se lembra. Diz ainda, que devemos perdoar assim como Deus em Cristo nos perdoou. O que significa perdoar e não mais se lembrar? Deus sabe tudo e jamais fato algum é apagado da sua memória! Mas, então, o que a Bíblia quer dizer que Deus perdoa e esquece? Significa que Deus nunca mais cobra outra vez aquilo que Ele perdoou. Deus nunca mais lança em nosso rosto aquilo que confessamos e abandonamos! Portanto, se tens agido assim ou sofrido esse tipo de atitude, liberte-se! Assim, também, quando a Bíblia diz que devemos perdoar como Deus e esquecer, não significa que os fatos que nos machucaram serão apagados da nossa memória. Isso é impossível e nem mesmo depende de nós. As coisas vêm à nossa mente querendo nós ou não. Perdoar e esquecer significa lembrar sem sentir dor; significa nunca mais cobrar da pessoa perdoada a mesma dívida!

Com a maturidade tenho aprendido que o perdão é até mesmo uma questão de bom senso! Verdade. Quando guardamos mágoa de alguém ou de alguma atitude, acabamos nos tornando prisioneiros. Ela nos escraviza e nos mantém em cativeiro. Quando nutrimos mágoa de alguém, esse alguém nos perturba continuamente. Se vamos nos alimentar, essa pessoa tira o nosso apetite. Se vamos passear, essa pessoa pega carona conosco. Perdoar é a única maneira de quebrar essas correntes e ficarmos livres!

No plano psico-religioso, o perdão é um ato muito benéfico, sob vários aspectos, como confirma a voz da experiência de cada um. Um desses aspectos é a paz da consciência. O relacionamento entre pessoas, grupos e nações fica ameaçado quando determinados sentimentos, palavras e atitudes ferem o seu direito. Quando isso acontece, criam-se estremecimentos no relacionamento humano que, em muitos casos, rompem fortes vínculos de consanguinidade e sólidos laços de amizade. O perdão é sempre muito benéfico para as pessoas que conseguem refazer sua história, não apenas porque minimizam a razão do distanciamento que se criou na convivência familiar e no relacionamento social, mas, antes, porque dão um passo de qualidade, ao cancelá-la de seu coração e de sua mente. A psicologia e a espiritualidade identificam os benefícios do perdão na vida das pessoas. A melhor linguagem dessa experiência é testemunhada por aquelas pessoas que conseguiram perdoar-se, mutuamente.

O perdão é o caminho da cura das feridas. É a ponte de reconciliação das relações quebradas. O perdão é o remédio divino para os relacionamentos enfermos. O perdão é o bálsamo do céu para aqueles que andam machucados e feridos pela mágoa. Hoje é tempo de perdoar. Hoje é tempo de pedir perdão. Hoje é tempo de restaurar relacionamentos dentro da nossa casa e da Igreja (organização e organismo), a fim de vivermos uma vida plena, maiúscula e abundante. Pense comigo: se o amor é a porta da felicidade, o perdão é a única chave que pode abrir esta porta, quando fechada! Perdoe e siga adiante... Você tem o meu perdão! E a vida se refaz através da ressignificação do Amor e pelo Amor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário