Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de março de 2013


“Estou recluso na sabedoria do silêncio... é providencial... Ele te faz aquietar e seguir avante com a vida que Deus lhe proporcionou”. Quando recebi essa mensagem vi que precisava voltar a refletir sobre o silêncio... Então estou eu aqui outra vez, não mais sozinha em meus pensamentos reflexivos, pois agora tenho a profundidade dessas palavras! O silêncio está presente não só na ausência das palavras como também e, sobretudo; no permeio delas. O silêncio é, pois, uma constituição daquilo que é o não dito da linguagem e o que atravessa o que está visto. Ele é a matéria significante por excelência e, neste sentido o silêncio é o real do discurso significante de minhas emoções. Sabe querido, ele é o lugar de sentidos que se faz fora da representação no imaginário humano, nas tramas do que aprendemos e transformamos em fantasia, em imaginação. Ele resignifica de outras formas, pois o silêncio não é transparência, ele atua na passagem entre o pensamento, a palavra não pronunciada e o algo que me levou a silenciar. Entendeu porque ele é providencial? Sabe, ele só não pode afetar o entendimento sobre tudo aquilo que um dia foi pronunciado como um ato de amor… Por isso mesmo, nos momentos de confronto do passado com o presente, o melhor a fazer é calar a voz dos sentimentos para deixar falar a voz da razão… E às vezes a razão diz daquele seu jeito determinado, que o silêncio é a melhor resposta quando a incerteza resolve demorar um pouco mais dentro do coração. Pois é, o silêncio pode até desesperar, mas pode ser capaz de libertar.

Arrependo-me muitas vezes de ter falado; nunca de ter silenciado, onde fazê-lo muitas vezes foi o correto. Em determinadas situações, ele é sempre a melhor resposta! Acredite, até o silêncio de Deus é resposta e fala mais alto que qualquer palavra dita. Que o silêncio não se torne uma forma de vida, um consolo, uma resignação, uma tristeza, uma lágrima, um suspiro, um olhar e um último olhar, um adeus, uma raiva, uma agonia, uma decepção, uma desesperança... O silêncio só não pode me tirar o prazer e o conforto, de mesmo em completo silêncio ressignificado, estar em sua companhia silenciosamente... Receba o meu abraço nesse fim de tarde, aqui de terras potiguares!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário