Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Meditando sobre a atitude de Ester...

Sabemos que uma das coisas mais difíceis na vida cristã é submetermo-nos inteiramente à vontade de Deus. Não é fácil deixar fluir em nós a Graça divina, deixar o Senhor agir, dispondo de nosso querer, nosso entender e nosso pressupor. Ester é uma das muitas mulheres da Bíblia que nos inspiram! No Livro que tem seu nome não encontramos sequer uma vez a palavra DEUS. Entretanto, a Sua presença e direção são sentidas nos seus dez capítulos! Sem dúvida nenhuma, a mão do Senhor estava sobre ela. Contudo, o mais importante é que ela deixou-se conduzir! Não haveria luz e alegria, e gozo, e honra para os judeus se Ester tivesse sido omissa! Pense um pouco! O povo judeu jamais seria exaltado se não pudesse contar com a fidelidade de Ester. Foi uma vida usada por Deus. Ela viveu no centro dos problemas. Sofreu, suportou e procurou resolver. Ester nos ensina que quando, mesmo em meio às desolações, paramos para ouvir a voz de Deus e então sentimos a Sua presença, nossas forças se renovam e dEle nos vem a coragem para viver e prosseguir, sejam quais forem as dificuldades.
Mas ela também nos ensina que ao nos colocarmos totalmente (sem restrições) nas mãos de Deus, submetendo-nos inteiramente à Sua vontade, Ele nos aperfeiçoa, tornando-nos pessoas vibrantes, desprendidas de nós mesmas e úteis!
A jovem órfã, sem irmãos, criada por um primo, exilada em um país distante, fora transformada em rainha do maior império da época. Será que Deus deu a ela a condição de rainha apenas para que ela desfrutasse de todos os benefícios de tão almejada função? Não. Deus diz em sua Palavra: A qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou muito mais se lhe pedirá (Mt 12.48). Quando Ester soube do decreto para matar os judeus, orientou que todo o povo de Deus estivesse em oração com ela para que ela pudesse conseguir intervir junto ao rei. Ester reconhecia que era Deus quem agia e que ela nada poderia fazer. Ela precisou ter a coragem para arriscar a sua vida, pois não poderia, nunca, ir a presença do Rei sem ser convidada! Tinha fé em Deus para ter certeza no seu coração que conseguiria intervir pelo seu povo e sabedoria para saber exatamente como falar junto ao Rei. Quando o rei viu a Ester, autorizou-a entrar em sua presença e foi a todos os banquetes que ela havia preparado, Deus preparou o coração do rei para que visse verdade em Ester e concedesse seu pedido: livramento do Seu povo! O rei irou-se contra Hamã, o povo de Deus teve livramento e Mardoqueu foi honrado. Nos dias de hoje, também precisamos dessa coragem, fé e sabedoria concedida a Ester! E o Espírito que habita em nós nos concede! Não é fácil agirmos dessa forma, não é simples termos um coração incorruptível! O grande segredo é você ter uma vida consagrada e dedicada ao Senhor, se alimentar da palavra, orar para sermos transformados diariamente. Ser fiel ao Senhor, fiel de todo o coração, fiel ao ponto de arriscar a sua vida em cumprimento de um propósito Dele requer um coração quebrantado que apenas Ele pode conceder e preparar, como preparou o de Ester! Desejo de verdade que venhamos ter a mesma fé e confiança que Ester teve em Deus, que sejamos cristãos diferentes da realidade de hoje, separando-nos para o Senhor e permitindo que Deus prepare nossos corações da mesma forma para o propósito que tem conosco, para onde quer que cheguemos, independe das circunstancias, sejamos testemunhos vivos e fiéis da palavra de Deus! Um forte abraço na Paz que excede todo entendimento!



Nenhum comentário:

Postar um comentário