Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Meditndo sobre o Natal Cristão

         Onde Jesus está o aflito encontra consolo, o perdido acha o caminho, o escorraçado levanta-se com dignidade e a Galileia que jazia em trevas encontra a mais fulgurante luz! Jesus! Independentemente das concepções religiosas de cada um, não há ninguém que fique indiferente ao Natal. Há algo que envolve os nossos corações, que ilumina o nosso ser e resplandece a nossa vivência. Época de natal é tempo de encantamento! Os cenários lúdicos das decorações natalinas nos fazem sonhar... A correria às lojas, quase sempre de última hora, para a compra dos presentes de natal já é uma tradição, que se torna, a cada ano, mais enraizada em nossa cultura. Afinal, é natal! Mas, em meio a tantos apelos nada religiosos, muitas vezes, acabamos por deixar para trás o verdadeiro sentido do natal. Natal é, principalmente, a celebração do cumprimento das promessas de Deus de que: “Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo. Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” (Is 11.1-2). 
          Natal é uma festa cristã! Muitos esquecem isso e adotam outros valores. Descuidam da espiritualidade! Para o natal, tudo está preparado: decoração, presentes, ceia... Mas, é necessário nos preparamos para o essencial: o nascimento de Jesus em nosso coração! (Is 53). Não é preciso deixar de enfeitar nossas casas, de nos preparar externamente, mas é imprescindível preparar o coração, com amor, generosidade, perdão e compreensão, para celebrar bem o natal.  Esse é o verdadeiro natal cristão! Para o cristão é natal todo dia! Isso é algo que tem que ser relembrado e praticado todos os dias! As datas, o tempo em que Jesus nasceu, ficam em segundo plano para o cristão, o que não podemos esquecer é que Jesus foi uma promessa de Deus para resgatar o homem! Quando olho para a Bíblia o nascimento de Jesus indica esperança! Ele foi o Libertador, o Profeta, o Sacerdote, e o Próprio Sacrifício. Para qualquer cristão o natal deve lembrar a materialização do Amor de Deus, a revelação do próprio Deus para o homem, a porta que nos dá entrada ao Reino Celestial!
  O desafio para nós que cremos em Deus é resgatar o verdadeiro propósito do natal. É resgatar para os dias atuais, a verdadeira motivação que levou Deus a irromper na história da humanidade, para mudá-la, para transformá-la, dando a ela uma esperança concreta de salvação e redenção. Natal é investir em vidas! Natal é crer e investir no Reino de Deus! Natal é deixar-se levar pelos valores divinos sem relativizá-los! Natal é descortinar um horizonte mais amplo do que aquele visto pelos olhos humanos! Os projetos de Deus começam humildes para que seja manifesta a glória do Senhor... Lembras da manjedoura? A manjedoura é o lugar de contraste com as expectativas messiânicas. A manjedoura é uma afronta à glória do mundo. Silenciosamente ela continua apontando para a simplicidade do Evangelho, a pureza de Cristo. A manjedoura, assim como a Cruz são afrontas aos poderosos deste mundo e dos que mercantilizam a fé. 
Você sabe quem é o Jesus do natal? Ele é o Maravilhoso Conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz!
                 Como será o seu Natal deste ano? Que a Paz que excede todo entendimento esteja sobre sua vida todos os dias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário