Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Igreja, Corpo mistico de Cristo

Meditando sobre Igreja, Corpo de Cristo... Entende-se por Igreja a totalidade dos salvos em Cristo, dos que estão compromissados com a obra do Senhor, dos separados (santos) pela aceitação de Jesus como Senhor e Salvador, independentemente de instituição denominacionais, embora as igrejas possam apresentar divergências dogmáticas, litúrgicas, etc! A Igreja é aqui na terra o corpo místico de Cristo. Nesta acepção, é chamada Igreja Invisível, a que tem vida interior espiritual. Cristo é a cabeça desse corpo! Dá-se o nome de igreja local ao grupo de pessoas ­ chamadas de membros, unidas na mesma fé em Cristo Jesus, que se reúnem regularmente em determinado lugar, sob a coordenação e direção de um líder espiritual. Neste caso, chama-se igreja visível, ou seja, a igreja institucional, organizada, formal, terrena. Individualmente, o membro da igreja não é Igreja (ele faz parte da Igreja)!
Longe de pensar na Igreja como grupo separado do povo judeu! Paulo escreve aos crentes gentios de Éfeso dizendo-lhes que anteriormente eles estavam “sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo” (Ef 2.12), mas que agora eles “foram aproximados mediante o sangue de Cristo” (Ef 2.13). E quando os gentios foram trazidos à Igreja, judeus e gentios foram unidos em um só Corpo. Paulo diz que Deus “destruiu a barreira, o muro de inimizade, anulando em seu corpo a Lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade” (Ef 2.14-16). Portanto, Paulo pode dizer que os gentios são “concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular”(Ef 2.19,20). Com essa consciência ampla do pano de fundo do AT para a Igreja do NT, Paulo pode ainda dizer que “os gentios são co-herdeiros com Israel, membros do mesmo corpo, e co-participantes da promessa em Cristo Jesus” (Ef 3.6). A passagem toda fala fortemente da unidade de crentes judeus e gentios no corpo em Cristo e não dá indicação alguma de qualquer plano distintivo para a salvação do povo judeu independentemente do corpo de Cristo, a Igreja. A igreja incorpora em si mesma, todo o verdadeiro povo de Deus, e quase todos os títulos usados para o povo de Deus no AT, são em um lugar, ou outro, aplicados à Igreja do NT. Esses textos, juntamente com muitos outros, nos dão a segurança de que a Igreja se tornou agora o verdadeiro Israel de Deus!
Estamos vivendo momentos decisivos em meio a uma guerra milenar, entretanto, logo tudo estará terminado, onde o Deus de Paz estabelecerá o Seu Reino. As igrejas são quartéis e os membros são soldados desta guerra que logo terá fim, contudo, muitas igrejas estão alheias a esta guerra, vivem como se nada estivesse acontecendo e o pior é que muitas destas estão com suas estruturas em colapso!
As estruturas colapsadas revelam desabamento. Tem inicio por meio de danos estruturais nos componentes da edificação. Os danos estruturais são aqueles que comprometem a capacidade de sustentação da estrutura e podem afetar colunas, vigas, amarração e lajes. Lembrando que a fundação deve estar presente em toda edificação para dar estabilidade. Na carta aos Efésios o Apóstolo Paulo escreve sobre a Igreja sendo um edifício bem ajustado que foi edificada sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas de que Jesus é a principal Pedra de Esquina (Ef 2.19-22). Então toda construção, edificação ou obra deve ser iniciada sobre Cristo para que tenha fundamento forte, seja inabalável, suporte peso e tenha estabilidade! O que vemos nos dias de hoje são trabalhos, obras baseados em motivações humanas como vaidade, poder, ganância e inveja.  
Na construção da Igreja, além dos dois fundamentos já postos os apóstolo e os profetas, foram colocados mais três alicerces, ou três ministérios fundamentais para edificação da Igreja que é o corpo de Cristo, os evangelistas, os pastores e os mestres, os quais possuem uma função primordial que é o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério. Por meio dos cinco ministérios os santos são conduzidos a maturidade espiritual para não serem enganados por qualquer ensino humano carregado de engano (Ef 4.11,12). O restante da edificação é feita por meio dos dons de serviço, o que além de ornamentar a igreja completa a estrutura. Esta estrutura cria um sistema de interação no Corpo. Aqui a igreja funciona sem a interferência humana, dirigida unicamente pelo Espírito Santo. Todas as áreas e todas as funções estarão bem desenvolvidas, ninguém é movido por questões humanas e sim por direção do Espírito Santo! O que tem dom de curar vai curar, o que tem dom de interpretar línguas vai interpretar e assim por diante.
Quando as estruturas entram em colapso, ocorre “desabamento” e as pessoas envolvidas são “soterradas por escombros”, ocasião em que muitas “morrem”! As poucas feridas que sobrevivem (membros) possuem pouco tempo de vida sem “alimento e oxigênio puro. Crer também é pensar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário