Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Refletindo sobre "teimosia santa"...


Nem toda teimosia é maléfica e eticamente incorreta. Há uma “teimosia santa” (rsrsrs)! É aquela que insiste em acreditar em Deus em toda e qualquer circunstância. Não há maior triunfo do que superar pela fé um transtorno qualquer, de pequena ou longa duração, até que se enxergue a luz no fim do túnel. Além de ser benéfica, essa modalidade de teimosia é uma virtude rara.

Por exemplo, a teimosia do profeta Habacuque quando ele diz: Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não deem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, mesmo assim eu darei graças ao Deus Eterno e louvarei a Deus, o meu Senhor (Hc 3.17,18). Outro exemplo é do Rei Davi quando diz: Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque Tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam (Sl 23.4).

A expressão “ainda que” ou “ainda quando”, usada por Habacuque e por Davi, é muito enfática. Ela quer dizer que mesmo havendo alguma tragédia, grande ou pequena, isso não pode nem deve perturbar a paz daquele que está firmado no Senhor! Aquele que é possuído por essa “santa teimosia” é capaz de adorar a Deus nos momentos humanamente menos indicados! E aí, como andas de “teimosia santa”? O meu abraço na Paz que excede todo entendimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário