Pesquisar este blog

domingo, 29 de julho de 2012

Sentimento de inutilidade....


Quando o sentimento de inutilidade toma conta de nós, o que fazer? Às vezes tendemos a fazer avaliações duras demais, onde se atribui um valor muito maior a tudo aquilo que, por algum motivo, deu errado. É comum darmos muito mais atenção às lembranças desagradáveis do que às boas. E o que é ainda pior, ficamos com a impressão de que nossa vida foi muito mais marcada por dificuldades do que por momentos felizes. Soma-se a isso, um sentimento de vazio e inutilidade causado pela falta de uma atividade produtiva tradicional. A ideia que se tem é de que a vida está; de certa forma, parada e de que, desse momento em diante só resta esperar. Isso não quer dizer que se deixou de ser produtivo!

Pensando no profeta Isaías (Is 49.1-4), aprendo que esse texto traz dois momentos na vida do profeta Isaías. Nos três primeiros versículos há uma atitude vibrante. Há um profundo entendimento do que Deus fez. Não havia dúvidas no seu coração. Isaías estava convicto do propósito de Deus para a sua vida. Ele estava bastante entusiasmado nos três primeiros versículos. Havia um propósito espiritual na vida de Isaías. Encontramos Isaías lutando desesperadamente contra ele mesmo. O mesmo homem que estava registrando com uma visão grandiosa o seu ministério, agora está concluindo que é inútil seu trabalho. Um homem da envergadura deste profeta chega num momento em que vive uma profunda crise dentro de si próprio! Será que isso ainda acontece nos nossos dias? No entanto, nós somos normais. É possível vivermos dias assim. É possível lutarmos com a falta de sentido, de propósito e de razão. Tem gente que está na fronteira de deixar de congregar na Igreja, não por pecado, mas por esta crise! Muitas pessoas que enfrentam esta crise, não sabem como sair dela. Não tiveram ânimo de vir à Igreja, porque está dizendo para si mesma: “não vale a pena, estou gastando força inutilmente...”, mas você é normal! Se estas palavras fossem de Demas que abandonou Paulo, ou de Judas que traiu Jesus, seria mais confortável para nós, mas o texto é do profeta Isaías!

Mas quando Isaías vive este momento de crise, o próprio Isaías nos surpreende com outas palavras: todavia o meu direito está perante o SENHOR, a minha recompensa, perante o meu Deus! Quando Isaías muda o seu discurso novamente, ele está nos ensinando que as crises internas que passamos são transitórias e que eu preciso abreviar o tempo dela! Não posso permanecer em crise. Posso até receber uma seta de desânimo, mas isso não pode apagar o que Deus preparou para mim e você! Quantas vezes nos sentimos inúteis? Quantas vezes não vemos frutos de coisas que plantamos? Achamos que o nosso direito já se extraviou ou está esquecido. Mas precisamos saber que está diante de Deus! Em 1 Tess 5.24 diz: Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.

Deus não é injusto! Não se sinta pior do que você já está; mesmo com crise você é normal. Mas saiba que o seu direito está diante do Senhor e em breve você poderá dizer como o apóstolo Paulo: Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Receba o meu abraço cheio de compreensão e amor, na Paz que excede todo entendimento!


Nenhum comentário:

Postar um comentário