Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Lições do profeta Jeremias...


Meditando sobre as lições do profeta Jeremias.... Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, então como poderás competir com cavalos? Se foges numa terra de paz, como hás de fazer na floresta do Jordão? (Jr 12.5). Este versículo trata da resposta do Senhor ao profeta Jeremias diante da sua lamentação a respeito dos ímpios. Jeremias não se conformava em ver que prosperavam, em vê-los viver em paz após terem procedido de forma incorreta, em saber que não tinham nenhum amor pelo Senhor, e o pior, em não ver nada acontecer com eles punitivamente! É assim que tens pensado? Após as colocações de Jeremias, o Senhor o responde dizendo que se ele está tão desolado, demonstrando cansaço diante destes homens, imagine quando tiver de enfrentar dificuldades mais fortes, homens mais fortes. Se ele mostra receio diante desta situação, imagine quando, realmente, a guerra começar!

Perceba: Jeremias tinha uma causa, que na sua visão era demasiadamente grande, e isto o estava incomodando muito. Porém na visão do Senhor a causa não tinha a mesma dimensão, o Senhor, inclusive, mostra preocupação como o fato de como Jeremias reagiria, quando os grandes problemas chegassem. Vocês devem estar se perguntando onde estou querendo chegar. Estou querendo mostrar que agimos da mesma forma e querendo dizer que as pessoas que se abatem com causas pequenas, provavelmente terão dificuldades em alcançar grandes vitórias. Não sabe o que fazer?

Sabe queridos não podemos achar que as nossas dificuldades são maiores do que realmente são! O ser humano tem a tendência de achar que o seu problema tem uma dimensão maior do que ele realmente tem. Não que não tenhamos problemas. Não que o seu problema não seja sério. O que estou querendo dizer é que precisamos ver a real dimensão da nossa dificuldade, qual o seu tamanho real e etc. Porque o que acontece é que, na maioria das vezes, achamos que os nossos problemas são maiores que quaisquer outros. Ninguém sofre como nós sofremos, ninguém suportaria o que nós estamos suportando. E isto, além de não ser bom, é muito sério, porque quando nós tivermos um problema realmente sério, nós desabaremos, nós não suportaremos. É isto que o Senhor está dizendo a Jeremias. É como se fossemos aniquilando os nossos anticorpos, dando a problemas menores uma dimensão muito maior do que eles realmente tem.

Não podemos achar que as dificuldades existem somente para nós! Uma outra coisa que nós fazemos muito bem é achar que nós carregamos todos os problemas do planeta. Ninguém tem problemas. Os nossos além de serem os maiores, somente nós temos. Esta dor de coluna, dessa forma, desse jeito, ninguém tem, somente eu. Problema financeiro como meu não existe. E basta nós darmos uma pequena olhada para o lado e veremos coisas tremendas. Veremos pessoas com dificuldades infinitamente superiores as nossas. Acontece, que estamos tão preocupados conosco, que não conseguimos ver a desgraça ao nosso lado. Você pode estar dizendo que isto não é consolo, e realmente não é, mas dar uma olhada em volta faz com que possamos verificar como poderíamos estar e, felizmente, não estamos. Precisamos aprender a enfrentar as dificuldades! A grande verdade é que muitos destes problemas vivem rondando a nossa vida, pois não tomamos as decisões que precisamos tomar. É que deixamos de fazer alguma coisa e vivemos adiando tal solução. E aí, uma coisa que não deveria fazer mais parte do nosso cotidiano, passa conviver no nosso dia a dia! Você tem um problema assim que deveria já estar resolvido, mas tens permitindo que ele conviva com você? Tenha pressa em resolvê-lo!

A grande verdade é que muitas vezes sofremos, nos revoltamos por coisas que não são de nossa responsabilidade, e o pior, deixamos de fazer aquilo que nos compete. A vida por si só já é extremamente difícil. Então o que devemos fazer é lutar, nos esforçar, fazer bem feito o que nos compete e confiar em Deus. Acredite, temos dupla cidadania e isso implica em responsabilidades também. Um forte abraço na Paz que excede todo entendimento!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário