Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de março de 2012

Esperança...

Poder manter a esperança no meio da tormenta e enxergar sempre um Deus com os braços abertos, é a razão de uma confiança irrestrita em tempos melhores! Para a maioria das pessoas, a esperança é uma força motivadora diante da vida. É assim que você a vê? Quando tudo parece bem ou perdido, a esperança costuma dar as caras, levando as pessoas a acreditar que tudo pode melhorar! Já se disse que ela é um dos bens imateriais mais preciosos do ser humano.
Sem esperança, de fato, parece impossível fazer planos, sonhar, enfim, viver! E ela caminha lado a lado com a fé! A Bíblia é repleta de passagens que estimulam a esperança e relatam as experiências de gente que enfrentou duras realidades, mas encontrou na esperança a motivação para seguir em frente. Percebe, você não é o primeiro a precisar de esperança! O rei hebreu Davi, por exemplo, fez do Sl 40.1 uma ode à esperança: Esperei confiantemente pelo Senhor, que se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Já o grande profeta Isaias declarou que confiar em Deus é um tônico para o ser humano: Aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam” (Is 40.31). Séculos mais tarde, foi a vez de o apóstolo Paulo enaltecer o valor da esperança, ao incluí-la na lista das maiores virtudes espirituais: Assim, permanecem a fé, a esperança e o amor (I Co 13.13). Mas manter a esperança em dias de incerteza e tribulação como os de hoje parece ser não apenas um exercício de fé, mas também uma disciplina mental, e é algo cuja importância tem sido reconhecida.
Para os cristãos, a esperança não é apenas um estado de espírito, aquele tipo de sentimento emocional que leva à crença em resultados positivos e coisas boas por acontecer. Na verdade, ela se confunde com a fé, que na definição bíblica é a certeza de coisas que se esperam e de fatos por acontecer. A esperança cristã, afirma a vida abundante com Cristo, apesar das lutas, perdas e sofrimentos. Não importa o que vem pela frente, Deus está no controle para nos dirigir, dar forças para enfrentar tudo com paz e nos tornar mais fortes. O cristão tem esperança a partir da certeza de que não está sozinho e de que as situações por que passa são conhecidas por Deus! Querido, não esqueça: Quando falamos sobre esperança, logo pensamos no futuro, mas esquecemos que ela influencia o modo como vemos o presente! A esperança não tem a ver somente com a vida futura, mas também com o presente, ou seja, as coisas práticas. Neste sentido, pode-se dizer sem medo de errar que a esperança na medida certa, ou seja, aquela que passa longe do escapismo, ajuda, e muito, a viver melhor e a alcançar vitórias! Assim, conquistas pessoais como uma formatura, um casamento, o nascimento de um filho ou a compra da casa própria podem aumentar o nível de esperança e, dessa forma, levar a um novo olhar sobre a própria existência. Tá me entendendo querido?
Por maior que seja a dificuldade pela qual esteja passando, não desanime! Confie, mantendo a fé e a esperança. Não se esqueça de que Deus não dá uma cruz mais pesada do que aquela que podemos carregar! Nesta escola chamada Terra há alunos em diversos graus, alguns mais adiantados, outros mais atrasados, mas o mais importante é que todos estão aprendendo de um jeito ou de outro. Busquemos compreender as nossas limitações e as dos outros, sem jamais perder a fé e a esperança! A fé e a esperança são as vitaminas para mantermos a nossa saúde física, emocional e espiritual. Lembremo-nos de que Jesus está no leme deste barco da vida, nos guiando e nos amparando em todos os instantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário