Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Meditando sobre angústia...

Algo que o homem não sabe fazer é lidar com as ofensas que recebe. Desde que nascemos, todos já sofremos algum tipo de rejeição, tanto por parte da família ou dos amigos ou até mesmo na profissão que exercemos. Quem de nós nunca se sentiu rejeitado ou desvalorizado? Quem nunca sofreu com o desinteresse dos outros? Quem nunca sofreu angustias? As pessoas sempre se questionam quando um relacionamento (qualquer relacionamento!) termina, do por quê; do término. Querem; encontrar um sentido, uma lógica que dê uma configuração às suas ideias, um formato definido para a angústia. A experiência de ser rejeitado é uma das dores psicológicas mais temidas por qualquer pessoa. A rejeição parece ser mais dolorosa do que descobrir uma doença grave! (estarei exagerando?) Fiquei me perguntando o que de fato passamos quando somos rejeitados e porque ela dói tanto. Mas o que é sentir angustia? A angústia é uma das mais fortes opressoras da humanidade, é um sentimento da alma que pode atacar na mesma medida tanto o rico como o pobre. Angústia é uma emoção que pode ser abafada, mas não desligada. O homem natural não pode se desviar nem escapar dela. Na verdade existiram e existem pessoas de caráter forte que, com sua determinação, se posicionam obstinadamente diante da angústia, mas elas também não conseguem vencê-la totalmente. Podemos tentar ignorar a angústia, mas não escaparemos de situações dolorosas! Percebe o quanto a angustia é danosa?
Reportando-me para a Palavra li que se está alguém sofrendo devemos fazer oração (Tg 5.13), fala também que angustia e sofrimento podem se tornar visíveis. Lemos em Gn 42.21 um exemplo disso quando os irmãos de José chegaram ao Egito para comprar cereal e se encontraram no palácio de José, e, não sabendo o que fazer disseram uns aos outros: "Na verdade, somos culpados, no tocante a nosso irmão, pois lhe vimos a angústia da alma, quando nos rogava, e não lhe acudimos..." A angústia, assim diz a Bíblia, não só paralisa a língua, mas também faz com que ela fale! Em Jó 7.11 ouvimos Jó dizer: "Por isso não reprimirei a minha boca, falarei na angústia do meu espírito, queixar-me-ei na amargura da minha alma". Mas angústia também faz com que até ímpios cheios de justiça própria se sintam perturbados (Jó 28.11). A Escritura também ensina que a angústia é mais forte do que a maior abastança (Jó 20.22). Angústia também provoca trevas! Quando Isaías teve que anunciar uma punição sobre Israel, falou acerca das consequências desse juízo (Is 5.30; 8.22), o profeta proclama sobre o povo apóstata: "Olharão para a terra, eis aí angústia, escuridão, e sombras de ansiedade, e serão lançados para densas trevas". Esses são exemplos negativos de angustias, mas temos também os positivos, como quando Davi nos ensina que a Palavra de Deus sempre é mais forte que a angústia (Sl 119.143). Uma outra tradução diz: "Fiquei cercado por sofrimento e desespero, mas os teus mandamentos foram a minha grande alegria". O poder de Deus também sempre é maior do que a angústia: "Se ando em meio à tribulação, tu me refazes a vida; estendes a mão contra a ira dos meus inimigos, e a tua destra me salva" (Sl 138.7). Em Isaías 9.2 temos a promessa: "O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz". No NT, Paulo confirma essa gloriosa verdade: "Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?... Porque eu estou bem certo de que nem morte, nem vida, nem anjos, nem principados, nem cousas do presente, nem do porvir, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor" (Rm 8.35, 38, 39). Glória a Deus !
O futuro não precisa ser uma cópia do passado, nem Deus quer que seja! Não importa como tenha sido sua vida até agora, Deus quer que você trilhe um novo caminho, um caminho melhor, o caminho Dele! E, independentemente do que você tenha pensado, sofrido, Seu caminho promete contentamento, paz e sentido muito além de qualquer coisa que você possa imaginar. Continue fazendo projetos e pedindo a ajuda Dele! Faça uma jornada de Esperança, porque ela o levará ao Paraíso (mesmo em tribulações, angustias), ela lhe levará ao descanso (espírito, corpo e alma) dos braços do Pai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário