Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Ouvir

Muitas vezes somos traídos pela tendência de falar sem pensar. Podemos dizer que saber ouvir caminha ao lado de saber falar; pense um pouco: quantas vezes respondemos antes que nosso interlocutor tenha concluído seu pensamento? Quantas vezes começamos a ficar impaciente enquanto o outro procura fazer-se entender? Quantas vezes já fizemos com que o outro parasse de falar, por sentir que não adianta tentar completar seu pensamento? Saber ouvir exige que façamos opção consciente em apreender o que se passa com o outro, de forma solidária e sem preconceitos, com o objetivo de buscarmos o entendimento. Ouvir é muito diferente do ato de escutar! Escutar é o uso puro e simples do sentido da audição e só não escuta quem é surdo. Ouvir vai além do simples ato de escutar, é uma ação mais profunda, pois nos envolve por inteiro e é um processo ativo, ao contrário do que muita gente imagina. Ouvir é também, a mais extraordinária das artes a ser dominada pelo homem! Entenda: Ouvir é renunciar e quem não sabe ouvir não sabe falar! É triste, mas estamos cercados de pessoas que falam, mas nada dizem, pois não sabem falar.
Jesus entendia as pessoas, Ele sabia ouvir, falava pouco! Sabemos disso porque talvez ele seja quem mais influenciou a história. Culturas foram formadas, guerras travadas e vidas transformadas em decorrência do Seu ministério há dois mil anos. As teorias psicológicas atuais nos permitem perceber que o fato de Jesus compreender tão profundamente as pessoas fazia com que elas quisessem ouvi-Lo. Percebe agora qual o exemplo a ser seguido? Jesus sabia que quase tudo o que fazemos na vida baseia-se simplesmente na fé. A maior parte das nossas decisões é tomada inicialmente em razão do que sentimos ou acreditamos. Só depois racionalizamos para justificar nossas escolhas. Jesus usava parábolas para nos obrigar a lidar com as nossas crenças, e não com nossos raciocínios lógicos. Está me entendendo? Você é quem decide ouvir! A pessoa verdadeiramente sábia é sempre humilde! Jesus nunca escreveu um livro, sempre falou por meio de parábolas e conduziu as pessoas à verdade através do Seu exemplo vivo. Você pode ser reconhecido pelos que lhe cercam, como exemplo vivo de Jesus? Ele era confiante sem ser arrogante, acreditava em valores absolutos sem ser rígido e tinha clareza sobre Sua própria identidade sem julgar e condenar os outros. Ele não era precipitado em nada, Ele sabia ouvir! Sabe; queridos, aprendemos as verdades mais profundas través dos nossos relacionamentos! Se você não os tem, comece hoje aprendendo com Jesus, ainda há tempo.
Existem pessoas que pensamos que estamos em um diálogo, quando na verdade é um monólogo. Portando, aquele que sabe ouvir seu irmão, entende o que é respeito. Saiba ouvir como Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário