Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Pensando sobre o que falamos...

As palavras mais importantes que podemos dizer são as que explicam nossa fé a qualquer um que pergunte ou que esteja disposto a ouvir. Precisamos pedir a Deus que nos ajude a contar a outros por que dizemos que Jesus é nosso Messias, por que não podemos viver sem o Espírito Santo e por que escolhemos viver nos caminhos de Deus. Devemos ainda ser capazes de fazê-lo de maneira amorosa e humilde, de outro modo, vamos nos alienar daqueles que Deus deseja trazer para perto de Si! Se o amor de Deus e o testemunho de Sua bondade não estão em nosso coração, então não teremos o que dizer! E aquilo que dissermos não atrairá as pessoas para o Senhor. Talvez, na verdade, acabe fazendo exatamente o oposto! Quantas vezes falamos sem pensar? Quantas vezes o nosso proceder não é o mesmo do nosso discurso! Maltratamos pessoas de todas as forma, dizendo “que a verdade dói, mas liberta”! De que verdade estamos falando? Verdadeiramente o outro necessita dessa “verdade” que deixa feridas, entristece alma e espírito, tornando-nos mais sujos do que estamos? Essa é a “verdade” que exclui, divide, humilha, afronta, deprecia? A Bíblia diz que não devemos ser precipitadas em falar (Pv 29.20)!
Um cristão sábio sabe que não deve compartilhar todos os pensamentos que lhe vêm à mente... "O insensato expande toda a sua ira, mas o sábio afinal lha reprime" (Pv 29.11). Você pode ter coisas boas a dizer, mas as pessoas nem sempre estão preparadas para ouvi-las. Só Deus sabe ao certo quando alguém está pronto! Peça a Deus que lhe mostre e enquanto você espera, feche a sua boca! Devemos ter cuidado para não falar mais do que o necessário, "porque dos muitos trabalhos vêm os sonhos, e do muito falar, palavras néscias" (Ec 5.3). Além disso, não podemos simplesmente deixar que as palavras saiam de nossa boca sem pensar naquilo que estamos falando! Iremos prestar contas de todas as palavras frívolas no dia do julgamento (Mt 12.36). Entenda: Se viver não é fácil, conviver então é algo extremamente desafiador. Sabemos que na prática, a convivência, o relacionamento interpessoal não é simples. Entretanto, ainda que relacionar seja uma tarefa difícil, que envolve riscos, esse é o propósito de Deus ao criar o ser humano! Use suas palavras para encorajar, consolar e elogiar. A Bíblia diz, em Pv 25.11, que uma boa palavra dita no momento certo é tão valiosa como maçãs de ouro em bandeja de prata.
O segredo para que você diga palavras boas às pessoas que estão ao seu redor é ouvir primeiro o que Deus tem a lhe dizer! “O Senhor me deu a língua dos instruídos para que eu saiba sustentar com uma palavra o que está cansado; ele me desperta todas as manhãs; desperta-me o ouvido para que eu ouça como discípulo, e eu não fui rebelde, nem me retirei para trás” (Is 50.4-5). Entendeu agora o que Deus propõe pra você? Experimente fazer isto e você se surpreenderá com os resultados! Tá doendo os insultos, incompreensões, desprezos, falta de amor, perseguição, calúnia, maldições? Queridos, há balsamo em Gileade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário