Jabez é um nome hebraico, significa: Que causou dor! Tenho pensado sobre o que muitos cristãos têm escrito, pregado e falado sobre a breve oração de Jabez. Temos sido ensinados que basta repeti-la diariamente para que a bênção de Deus esteja sobre nossa vida, onde a ênfase maior está no campo da “colheita” (entenda-se: prosperidade material). Jabez viveu num período profundamente inseguro e incerto. A oração registrada em I Cr 4.9,10 está na forma de um voto, como a de Jacó em Gn 28.20. Parece que foi proferida quando Jabez estava iniciando um serviço crítico ou importante, e para que a execução fosse bem sucedida, ele colocou sua confiança não na sua própria capacidade nem na coragem da sua gente, mas desejou ardentemente a ajuda e a bênção de Deus. Muito provavelmente, o trabalho era a expulsão dos cananeus dos territórios que ele ocupava; e como essa era uma guerra de extermínio, que o próprio Deus tinha ordenado, suas bênçãos podiam ser mais racionalmente pedidas e esperadas na preservação deles de todos os perigos que o trabalho envolveria. Jabez era um daqueles líderes que em breve iriam atacar os cananeus pelas mesmas razões que os amalequitas foram atacados e aniquilados. Queridos, a Bíblia deve ser estudada em sua parte histórica e geográfica, pois isso trás mais compreensão dos fatos. Como podemos notar, a oração desse moço teve sua razão de ser naquele momento. Por que a temos transformado em algo místico? Essa oração não tem relação com a Lei da Semeadura e da Colheita!
Como o Deus de Israel foi aquele que prometeu vitória militar total sobre os ferozes inimigos que habitavam a Terra Prometida, Jabez sabia exatamente a quem se dirigir para obter ajuda nessa empreitada militar. Deus tinha ordenado o ataque àqueles povos; tinha decretado a severidade da aniquilação; tinha prometido a vitória total para Israel. Assim, Jabez sabia exatamente a quem deveria orar. Percebe como ele (Jabez) foi racional em sua atitude muito mais do que espiritual? Jabez queria as bênçãos de Deus na batalha contra os cananeus! Ele, humildemente, compreendia suas limitações em liderar um exército de soldados contra um inimigo feroz e determinado, de modo que naturalmente pediu que Deus o abençoasse. Você conhece suas limitações e tem humildade para reconhecê-las? Naquele momento da história de Israel, Deus estava particionando seções da terra que tinha sido conquistada dos inimigos vencidos e dando essa terra aos líderes israelitas. Como essa terra permaneceria na posse da família, é fácil ver como esses líderes originais queriam uma boa área de terra. Se Jabez iria liderar seus homens na batalha, e obter a vitória, é fácil ver como ele queria que Deus o recompensasse com uma grande extensão de terra. Os cananeus não seriam um adversário fácil na batalha, embora Deus tivesse prometido estar com os israelitas e dar-lhes a vitória. Certamente, Jabez não queria tomar alguma ação no calor da batalha que desacreditasse Deus e desse a vitória para os inimigos. Assim, é fácil ver por que Jabez queria que a mão de Deus estivesse com ele.
Os cananeus praticavam a forma mais vil de feitiçaria de magia negra imaginável. Portanto, Jabez sabia que estaria enfrentando não somente os ferozes soldados cananeus, mas também o poder sobrenatural que estava por trás deles: as legiões demoníacas! Ele sabia que seria o alvo pessoal dessas maldições satânicas, pois era o líder da força militar. Jabez sabia que os mais poderosos feiticeiros cananeus realizariam rituais poderosos contra ele, para tentar evitar que ele os atacasse. Assim, Jabez orou pedindo que Deus o preservasse dessas maldições malignas provenientes do poço do abismo: “Faças que do mal não seja afligido”! Portanto, Jabez pôde comandar seus homens na batalha, certo da proteção de Deus. No entanto, a questão mais importante que quero enfatizar é que ele colocou o foco da sua oração em Deus, não em si mesmo. Cuidado pra não cair no erro de acreditar que tudo que desejarmos e pensarmos atrairemos até nós! Faça a sua parte como fez Jabez e deixe que do sobrenatural, cuida Deus. No Reino espiritual as coisas funcionam pela obediência, temor e tremor na presença de Deus! Fiquem na Paz que excede todo entendimento.
O mundo cristão tem vivido momentos de grandes confusões teológicas e infindáveis discórdias doutrinárias. O homem serve a um Deus maravilhoso que tem prazer em expressar Seu coração e revelar Seus pensamentos! Esses pensamentos jamais contradizem as Escrituras, as quais são úteis para o seu ensino, correção, repreensão e exortação. Aqui vocês encontrarão reflexões do que penso e acredito sobre vários assuntos teológicos que venho estudando ao longo dos anos. Ao meu Deus seja toda a glória!
Pesquisar este blog
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário