Pesquisar este blog

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Angústia

"Na minha angústia invoquei o Senhor, gritei por socorro ao meu Deus" (Sl 18.6).... Amanheci pensando no quanto o sentimento de angustia pode ser danoso para nós! Angústia é um sentimento que acompanha o homem desde seu nascimento até a morte em todas as situações da vida; a angústia é companheira do ser humano! A angústia é uma das mais fortes opressoras da humanidade, é um sentimento da alma que pode atacar na mesma medida tanto o pobre como o rico. Angústia é uma emoção que pode ser abafada, mas não desligada! O homem natural não pode se desviar nem escapar dela. Na verdade existiram e existem pessoas de caráter forte que, com sua determinação, se posicionam obstinadamente diante da angústia, mas elas também não conseguem vencê-la totalmente.
Podemos tentar ignorar a angústia, mas não escaparemos de situações dolorosas! O que a Bíblia diz sobre a angústia? Ela diz, por exemplo, que angústia e sofrimento podem se tornar visíveis! Gn 42.21 nos relata um exemplo disso quando os irmãos de José chegaram ao Egito para comprar cereal e se encontraram no palácio de José, e, não sabendo o que fazer, disseram uns aos outros: Na verdade, somos culpados, no tocante a nosso irmão, pois lhe vimos a angústia da alma, quando nos rogava, e não lhe acudimos... A angústia, assim diz a Bíblia, não só paralisa a língua, mas também faz com que ela fale (Jó 7.11)! Ela também provoca trevas (Is 5.30). Esses são alguns exemplos negativos, mas também há os positivos. Veja: No Sl 119.143, Davi nos ensina que a Palavra de Deus sempre é mais forte que a angústia: "Sobre mim vieram tribulação e angústia, todavia os teus mandamentos são o meu prazer".
A angústia está presente, mas a alegria na Palavra de Deus é maior! Outra tradução diz: "Fiquei cercado por sofrimento e desespero, mas os teus mandamentos foram a minha grande alegria". O poder de Deus também sempre é maior do que a angústia: "Se ando em meio à tribulação, tu me refazes a vida; estendes a mão contra a ira dos meus inimigos, e a tua destra me salva" (Sl 138.7). Resista ao problema, resista ao desânimo, resista ao desespero e a exemplo de personagens bíblicos como Davi e Pedro, clame pela solução! Acredite: Existe sempre uma mão à nos socorrer (Is 59.1), pois independente de quantas vezes seja necessário, temos a atenção e o socorro bem presente de nosso Pai Celeste!

Nenhum comentário:

Postar um comentário