As promessas de Deus são eternas, atos de Sua extrema bondade, mas, também, de Sua soberania! Elas nos são feitas para que se cumpram em nossas vidas o Seu propósito e não para que as usemos de acordo com as nossas vontades (At 2.39). Esta talvez seja a principal dificuldade pela qual nós passamos, já que não conseguimos entender isto e, então, começamos a ficar tristes, chateados, revoltados, pois não conseguimos vislumbrar que elas não existem para a nossa satisfação pessoal, ou para atender os nossos desejos egoístas, e sim para que o plano de Deus traçado para nós se concretize. Dentro desse contexto é preciso que façamos uma reflexão e atentemos para o fato de que, dentro de Sua total soberania, Deus dotou o homem do poder da livre-escolha, ou seja, em vez de nos criar com sendo robôs, como marionetes, Ele nos conferiu a graça de fazermos as nossas opções, segundo os nossos próprios julgamentos. Isso fica bem claro em Gn 2.16,17!
Precisamos entender é que aquilo que estamos buscando, aquilo que estamos planejando, aquilo que estamos querendo, precisa estar em sintonia com o que Deus quer para nós! Quando tomamos as decisões que vão contra a vontade de Deus, estamos, consequentemente, ficando mais longe daquilo que Ele nos prometeu.
O final que Deus projetou para Sansão não foi aquele que nós conhecemos. Porém, tendo em vista, as escolhas feitas por aquele homem, todo o projeto que Deus tinha para a sua vida, desde o ventre de sua mãe, foi afetado de forma definitiva. Percebem o quanto é perigoso e doloroso quando não consultamos o Senhor verdadeiramente? Onde estamos querendo chegar? Estamos querendo chamar a atenção para o fato de que as promessas de Deus são ações da Sua soberania e que, por isso, elas se cumprirão em nossas vidas totalmente de acordo com este poder soberano, mas as nossas decisões podem afetá-las de forma inexorável. Muitos de nós vivemos reclamando o não cumprimento de determinadas promessas em nossas vidas, porém, seria importante refletirmos a respeito das opções que andamos fazendo, pois como estamos vendo, dependendo do caminho que poderemos estar tomando, elas poderão ficar cada vez mais longe de nós, e o pior; poderão ser jogadas por terra; e junto, todo um plano que Deus tem preparado para nós. Não sei você, mas eu tenho visto acontecer isso com um bom numero de pessoas!
Portanto, as promessas de Deus cumprem aquilo que o Senhor, de maneira antecipada, já determinou em nosso favor, porém precisamos tomar o cuidado de fazermos as escolhas certas, de estarmos andando dentro da Sua vontade, para que não venhamos a ficar lamentando um final não planejado por Ele. Crer também é pensar!
O mundo cristão tem vivido momentos de grandes confusões teológicas e infindáveis discórdias doutrinárias. O homem serve a um Deus maravilhoso que tem prazer em expressar Seu coração e revelar Seus pensamentos! Esses pensamentos jamais contradizem as Escrituras, as quais são úteis para o seu ensino, correção, repreensão e exortação. Aqui vocês encontrarão reflexões do que penso e acredito sobre vários assuntos teológicos que venho estudando ao longo dos anos. Ao meu Deus seja toda a glória!
Pesquisar este blog
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário