Não há como desvincular espiritualidade humana de emoções, pensamentos e sentimentos. Da mesma forma, não há como falar de relacionamento sem envolvimento emocional. Podemos dizer que a espiritualidade é conhecida e expressa pelas emoções, por ser o meio pelo qual reagimos ao relacionamento com Deus. Os pensamentos permitem que nos articulemos para expressar ou fazer conhecido o que de fato sentimos, ou seja; o caminho para Deus não passa ao lado dos sentimentos, mas através deles! Deus, sendo Soberano e onisciente, se compadece do ser humano, não escondendo as suas emoções! Deus se interessa por nossa dor, seja qual for a origem dela.
A espiritualidade humana passa pelas emoções negativas que surgem em nosso ser devido a situações desagradáveis, como quando somos tratados injustamente, adoecemos, nos ferimos, somos caluniados, perdemos alguém que amamos, e por aí vai. Por esse motivo, precisamos estar atentos aos nossos sentimentos! Precisamos olhar com realismo e sinceridade para dentro de nós, para que não venhamos buscar aquilo que satisfará somente os desejos, cobiças e os enganos da carne, e não nossa alma e nosso coração. O Cristianismo da pós-modernidade, tem vivido muito “barulho” e luzes tecnológicas; nele não há espaço para o silêncio, para reflexão e para a análise do interior humano. Estamos com muita pressa! Para ir para aonde? Para fazer o quê mesmo? Se continuarmos assim, corremos o risco de perder aquilo que é mais precioso, pois, em meio a todo esse “barulho”, não há espaço para ouvir a voz de Deus!
Queridos, é necessário avaliar as emoções e observar o que a Bíblia tem a nos dizer sobre algum sentimento que temos enfrentado. Os sentimentos são metamorfoseados na medida em que vamos pensando como Jesus pensava! Não devemos violar os nossos sentimentos ou eliminá-los à força. Busquemos o especialista humano e Aquele que nos criou. Quando, na nossa decepção nos voltamos para a Palavra, somos transformados gradualmente. Suportamos a frustação, a saudade, todos os males que nos assolam, firmados nela, a Palavra (Jesus)! Deus é fiel e nunca desiste de nós; nunca conseguiremos entender o quanto Ele nos ama! Ele se interessa por nós, mesmo nas nossas prisões emocionais. De nossa parte, é indispensável saber se estamos interessados em permitir que Ele, por meio de Sua Palavra, trabalhe em nós. Somos humanos!
Abra seu coração e com essa atitude quebre os elos que o atormenta, maltrata e deixa inerte, usando o nome que está acima de todo nome: Jesus!
O mundo cristão tem vivido momentos de grandes confusões teológicas e infindáveis discórdias doutrinárias. O homem serve a um Deus maravilhoso que tem prazer em expressar Seu coração e revelar Seus pensamentos! Esses pensamentos jamais contradizem as Escrituras, as quais são úteis para o seu ensino, correção, repreensão e exortação. Aqui vocês encontrarão reflexões do que penso e acredito sobre vários assuntos teológicos que venho estudando ao longo dos anos. Ao meu Deus seja toda a glória!
Nenhum comentário:
Postar um comentário