Pesquisar este blog

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Refletindo sobre moral

Refletindo sobre moral... A moral pertence à identidade do ser humano! Quando o homem a abandona, perde, de certo modo, a sua identidade. É como se tivesse sido expulso de sua própria casa! A moral designa aquilo que é objetivamente bom e, por isso, deve ser executado, independente das vantagens e desvantagens que daí; possam obter. Na minha opinião, quem melhor expressou este caráter da moral foi Sócrates dizendo: prefiro ser vítima da injustiça que cometer a injustiça! Quando assumimos essa postural existencial, não só os seus atos se tornam bons, mas ela mesma se torna boa moralmente. Torna-se uma “boa árvore”, que produz sempre bons frutos! Torna-se, segundo a Palavra virtuosa! Como anda a nossa moral? Ultimamente a tenho visto tão solapada no meio cristão, que chego a me perguntar se hoje João Batista teria condição de batizar alguém!
Queridos, a moral designa também aquilo que é digno do ser humano por oposição àquilo que é indigno. Entenda: defender o que é certo é digno do ser humano. Porém, a omissão e a defesa para não perder benesses é errado! Por sermos criados a imagem e semelhança de Deus, possuímos uma dimensão transcendente, logo, participamos da sabedoria e providência divina, com as quais Ele governa o mundo. A razão é apenas uma faculdade de conhecimento, mas também moral! Possui a capacidade de descobrir o bem a ser feito e o moral a ser evitado!
A moral cristã é a moral da Graça! A moral, enquanto conjunto de normas práticas, indica o dever. Não incentiva, segundo o apóstolo Paulo, a execução. A capacidade de cumprir o dever, de agir moralmente, provém da ação do Espírito Santo em nós, ou seja, da Graça! Nesse sentido, a moral cristã não é uma moral de atos, mas uma moral pessoal, individual. É uma moral da pessoa virtuosa, fortalecida pela Graça é uma moral de alguém que verdadeiramente tornou-se “nova criatura”! Não esqueçamos que as realizações humanas dependem em grande parte das decisões livres e responsáveis de todos nós! Nem tudo é culpa do inimigo das nossas almas! Um final de semana abençoado na Paz que excede todo entendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário