Não sei se por falta de ensino, ou por excesso dele, muitos cristãos têm perdido a alegria de viver e a outros uma situação ainda pior ao cair e se enrolar nos fios invisíveis da rede do maligno. Sonhos frustrados, casamentos acabados, namoros desfeitos, tristeza dentro da família, perda de oportunidades, enfim notícias desagradáveis que tiram o sorriso de tanta gente. É assim que tem vivido o cristão da pós-modernidade!
Buscar a alegria e vivenciá-la é a meta de todo ser humano. Não há ninguém, em sã consciência, que não afirme que o maior objetivo de sua vida seja “ser feliz”! Nesta busca cometem-se os maiores absurdos, porque vale tudo para se conseguir a experiência da alegria. Talvez o maior exemplo desse absurdo seja a festa mais popular do Brasil: o carnaval. Todo o frenesi que se dá em torno do carnaval tem como objetivo promover a alegria. Não é segredo para ninguém que tudo acaba em cinzas na quarta-feira! Além dos instrumentos utilizados para promover a festa, que não são os mais aceitáveis, ainda se tenta produzir a alegria de fora para dentro, do exterior para o interior. A alegria não é causa, é efeito! Queridos, a festa do carnaval pode produzir muita coisa, mas a verdadeira alegria ela não produz!
A verdadeira alegria é um estado de espírito, ou como o apóstolo Paulo chamou, é “fruto do Espírito”! Não é uma questão simplesmente religiosa, mas é o resultado da manifestação da Presença de Deus a partir do íntimo das pessoas, que se propaga coletivamente criando um ambiente de comoção que vai do choro ao riso e vice-versa. A experiência de se vivenciar a Alegria que vem do Senhor resulta, com certeza, em festas e celebrações, que são formas de se mostrar o sentimento que existe. A verdadeira alegria não fica escondida e nem camuflada; ela certamente se evidencia e é a grande força daquele que Teme ao Senhor! Que essa alegria seja cultivada em nossos corações, para que muitos daqueles que convivem conosco possam experimentar os frutos dessa verdadeira alegria. Por onde passamos, somos chamados a deixar os rastros dessa alegria! Se existem pessoas preparadas para fazer o mal e provocar a tristeza, nós seremos a “contraforça”, estaremos preparados para fazer o bem e promover a alegria. Comece pela sua casa e sua família e deixe que isso se espalhe pelo mundo!
A palavra do Senhor realmente é um lenitivo para a nossa alma! É pura, suave, acalma o coração; eleva o espírito, sublima as más inclinações do coração; atinge a divisão do corpo e da alma, como diz Paulo (Hb 4.12). A Palavra do Senhor é a força que nos impele para frente! Quando estamos tristes, ela nos traz alegria, quando preocupados, ela alivia a tensão e relaxamos. A Palavra de Deus é o maior tesouro existente nesta terra. Façamos bom uso dela e vivamos em alegria!
O mundo cristão tem vivido momentos de grandes confusões teológicas e infindáveis discórdias doutrinárias. O homem serve a um Deus maravilhoso que tem prazer em expressar Seu coração e revelar Seus pensamentos! Esses pensamentos jamais contradizem as Escrituras, as quais são úteis para o seu ensino, correção, repreensão e exortação. Aqui vocês encontrarão reflexões do que penso e acredito sobre vários assuntos teológicos que venho estudando ao longo dos anos. Ao meu Deus seja toda a glória!
Pesquisar este blog
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário