Pesquisar este blog

sábado, 26 de maio de 2012

Alegria...


Meditando sobre Ne 8.10c... A alegria é um sentimento de prazer, contentamento ou felicidade que produz bem-estar, sensação de harmonia entre o físico, o mental, o espiritual e o emocional. Temos inúmeros motivos para nos alegrarmos, como as conquistas pessoais e comunitárias, que alimentam nossa esperança e nos animam a continuar buscando a realização de projetos e sonhos. No entanto, muitas pessoas vivem tristes e não conseguem descobrir uma razão para alegrar-se. Procuram a felicidade em grandes acontecimentos e se esquecem de desfrutar as coisas simples da vida, como um dia ensolarado, um olhar de admiração, o sorriso de uma criança, um convite de um amigo, um pôr do sol.

A alegria é uma das consequências mais visíveis da plenitude do Espírito Santo em nós. Apesar das inúmeras bênçãos recebidas, poucas vezes demonstramos a nossa gratidão e a alegria de sermos filhos amados de Deus. Aos poucos, deixamos de celebrar as pequenas conquistas, passamos a reclamar de tudo e a ver apenas os aspectos negativos dos acontecimentos. Tanto no Antigo Testamento como no Novo, a alegria é apresentada como uma marca que consiste no indivíduo e na comunidade cristã. É uma qualidade de vida, e não simplesmente uma emoção passageira. A alegria não é uma consequência isolada ou ocasional da fé, é uma parte integrante do relacionamento que a pessoa tem com Deus! A plenitude da alegria vem quando há um sentimento profundo da presença de Deus.

A alegria não exclui a dor, desafios e os infortúnios que a vida nos traz, a alegria do cristão independe das circunstâncias em que se vive. Junto a Cristo, é possível transbordar de alegria mesmo estando com o coração partido, a tristeza não nos domina como aqueles que não tem esperança! Nossa esperança é como uma âncora que nos prende ao invisível e não pode ser envergonhada. (Hb 6.18-20).

Acredite: Se exagerássemos em nossas alegrias como fazemos em nossas perdas, nossos problemas perderiam toda sua importância! Pois é, estás agindo de forma parecida? Reavalie essa dor, essa tristeza, essa vontade de “voar”... Permita que a alegria se aproxime, e que traga mais calor para os seus dias, quando tudo nos parece uma desolação, é possível ainda assim, ser feliz!




Nenhum comentário:

Postar um comentário