Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de maio de 2012

Refletindo sobre o Sl 121...


Refletindo sobre o Sl 121... Muitos são os montes citados na Bíblia, com significados especiais para cada um deles. O acontecimento de um monte não se repete no outro... Cada um tem a sua especificidade, e podem representar: segurança, proteção, luz, vida, presença do Senhor, lugar de comunhão, lugar de habitação do Senhor, meta de perfeição a ser alcançada, e, ainda, os problemas ou dificuldades da vida. Neste Salmo o autor não está olhando para um único monte, mas para "os montes". Isto nos faz pensar que o salmista estivesse tendo uma visão panorâmica, de 360 graus, de vários montes ao redor... Será que ele estava posicionado no centro de Jerusalém, cidade rodeada de montes? Sabe queridos, é assim que muitas vezes nos encontramos: sitiados!

O Sl 121 fala daqueles momentos em que a vida, por assim dizer, se transforma num imenso Grand Canyon. Nós somos surpreendidos por realidades que se parecem com um terrível desfiladeiro. Olhamos à volta e nos vemos encastelados, cercados, entrincheirados pela existência. Aí, tentamos descobrir uma saída, uma porta, mas não a enxergamos. Nós olhamos para o alto, não pelo fato de pensarmos de antemão que o nosso socorro vem do alto, mas porque o nosso cerco elevado, as dificuldades são imensas, os obstáculos tão grandes, que para divisar o cimo, o topo destas dificuldades, temos que olhar para o alto mesmo, visto que elas cresceram, tornaram-se maiores que a nossa estatura, agigantaram-se! A sensação que temos diante delas, é que não passamos de pequinês, pois somos prisioneiros desta conjuntura de aprisionamento, quer seja moral, emocional, comportamental, econômico ou profissional.

Portanto queridos, elevar os olhos para os montes, ou para o alto, é libertar-se de toda a distração; é livrar-se daquilo que tire a nossa atenção. Quando olhamos para o céu, é porque queremos observar algo com atenção; este Salmo denota algo como um olhar para o vazio; uma reflexão, um ato de parar para pensar na vida, nos fatos, um momento de pensamentos concentrados!

Em um dia movimentado, em que estamos sobremodo atarefados, dificilmente olhamos para o céu. Os nossos olhares estão concentrados nas áreas planas e diretas, jamais horizontais. Seja um cristão observador, Deus pode está lhe mostrando algo em direção oposta ao seu olhar e você nem está vendo! Acredite: o socorro de Deus se estabelece nos lugares de maior fragilidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário