Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Refletindo sobre a dor...


Hoje em dia nós temos todo o tipo de aliviadores de dor, os mais conhecidos são: xilocaína e morfina.  A cada dia a ciência se especializa em remédios que podem nos tirar a dor. A dor é interessantíssima, pois ela atinge a todos, de toda a classe social, com qualquer tipo de formação, de qualquer cor, de qualquer sexo, com qualquer idade. A dor não discrimina ninguém. Não faz nenhum tipo de distinção. Para falarmos de dor um esclarecimento inicial é necessário: A dor é parte da vida! O problema é que muitas vezes o mundo a nossa volta nos diz que a dor não serve para mais nada, senão para nos machucar e nos fazer sofrer, e isso é uma inverdade! Você quer saber para que serve a dor, porquê Deus permite que ela aconteça? A dor é uma ferramenta que Deus muitas vezes usa para o bem em nossa vida! Alguém certa vez já disse: Não há grandeza sem dor! Hoje quero olhar para um exemplo bíblico de alguém que teve a sua história bem sucedida, mas também teve uma história marcada pela dor, vamos refletir com José do Egito sobre como Deus usa a dor para trabalhar ao nosso favor.

Deus usa a dor para me guiar (Gn 37.27,28)! A Bíblia diz no Sl 119.71: Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos. Havia um plano para o povo que descenderia de Abraão (eles seriam uma grande nação), e parte desse plano incluía levar a nação até o Egito para que lá crescesse e se multiplicasse.
José, descendente de Abraão, é levado, guiado exatamente para o lugar onde Deus operaria (o Egito), mas para ser guiado até lá José passou por muita dor. Foi vendido pelos irmãos, humilhado, teve sua túnica tirada, foi traído... Alguma vez Deus já teve que ganhar a sua atenção através da dor? Sabe, Deus Sussurra conosco através dos nossos prazeres, mas Ele Grita conosco através das nossas dores! Em outras palavras Ele diz: Eu quero a sua atenção! Ele realmente a consegue quando estamos com dor! Infelizmente, as vezes, a única maneira de educar e treinar é através da dor, corrigindo rotas.

Deus usa a dor para me refinar (Gn 39.19,20)! A dor é uma ferramenta de medida. Deus usa a dor para me ajudar a ver como é que eu sou por dentro. Quando eu experimento a dor, a maneira como reajo a ela mede minha fé, mede quem eu sou!
Quais são minhas reações em meio à dor? (paciência, palavras, pensamentos diversos, oração?). Há um provérbio chinês que diz: As pessoas são como saquinhos de chá... Você não sabe o que tem dentro até que mergulhe na água quente. E você realmente não sabe o que está dentro de você até que encare o teste da dor! A Bíblia frequentemente compara a dor a um fogo refinador. Como um fogo que você usa para refinar o ouro ou a prata, pois na medida em que você aquece o ouro e a prata as impurezas são queimadas (Is 48.10). O que é que você está permitindo que seja queimado em sua vida com a dor que está sentindo? Sabe, quero dizer que assim como Cristo nós temos que passar pelo calvário da vida, não pelo calvário salvífico, esse só Jesus, mas pelo calvário que me purifica! Quando passamos por ele a luz do nosso Mestre brilha mais forte em nós e assim como uma lâmpada que é posta perto do vidro, mostrando a sujeira antes imperceptível, nossa vida vai sendo mais iluminada e purificada. Isso é muito bom porque Deus trabalha com o caráter e não com aparências.

 Você não pode mudar o que te fez sofrer, mas pode modificar a sua vida a partir do que te fez sofrer! Quando doer lembre-se: Deus está me chamando para mais perto dEle!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário