Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Meditando sobre o Choro...


Meditando sobre Jo 11.35... Chorar é um dos primeiros atos que realizamos na vida. Nascemos chorando! Nessa fase de nossa existência é justamente o choro que nos permitirá sobreviver. Lágrimas têm poder curativo, limpam a alma! Glândulas endócrinas liberam substâncias produzindo uma melhora de estado geral do corpo. Entendeu agora porque chorar ajuda os homens? A Bíblia diz que o nosso choro é ouvido por Deus. Foi por causa do gemido de Seu povo cativo no Egito que Ele agiu para libertá-lo (Ex 2.24). É digno de menção o gesto do rei Ezequias quando soube que possuía uma enfermidade mortal, e teria poucos dias de vida. Ele não teve dúvidas: orou e “chorou muitíssimo” (Is 38.3). No popular, “abriu um berreiro”! Deus ouviu o seu choro e viu suas lágrimas, e concedeu-lhe mais 15 anos de vida. Tá precisando chorar?

Penso que tem um lugar no céu onde o Eterno recolhe todas as lágrimas derramadas por seus filhos e filhas (Sl 56.8)... Jesus falou que seriam bem-aventurados os que choram, porque Ele haveria de consolá-los. A Bíblia registra pelo menos duas ocasiões em que o próprio Jesus chorou: ao saber da morte de seu amigo Lázaro (Jo 11.35) e quando entrou em Jerusalém e viu o mal que viria sobre aquela cidade (Lc 19.41). Porém, uma pergunta se faz necessária: todo choro é justificável? Isso é algo muito particular. Mas o homem parece ser o único animal que chora quando se emociona! Acredite, choro produz resultados!

Esses dias lendo um texto de uma linda e doce moça, sobre a saudade que sentia da ausência do pai falecido e como o via em seus irmãos; compreendi que distância e saudade caminham lado a lado, tendo no choro a válvula de escape. Vi em suas palavras o choro contido pela ausência física, por não saber qual cheiro ele tinha, de que forma ele gargalhava, qual a maneira que sentava; como era sua fisionomia quando estava aborrecido... enfim, vi uma filha se furtando do choro para não ferir e reabrir feridas em corações. O sentimento dessa moça não é diferente de muitos outros filhos que perderam seus pais e que se alimentam de lembranças. Sabe queridos, as vezes essas lembranças, em nossa memória, estão um tanto desbotadas pelo tempo e aí se faz necessário lembrar, chorar! Chorar, tanto no homem como na mulher, nada mais significa que expressar um sentimento, e isso, não foi, nem nunca poderá ser considerado um sinal de fraqueza!

Jesus chorou diante da perda de um amigo querido. Porque eu e você não podemos chorar diante das nossas perdas? Aos poucos você percebe o que vale a pena, o que se deve guardar pro resto da vida, e o que nunca deveria ter entrado ou saído dela. Não tem como esconder a verdade, nem tem como enterrar o passado, o tempo sempre vai ser o melhor remédio, mas seus resultados nem sempre são imediatos. Portanto, As lágrimas não doem, o que dói são os motivos que a fazem caírem! Assim como Jesus, permita-se chorar, permita-se sentir... Ainda, não estamos em corpo glorificado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário