Pesquisar este blog

domingo, 22 de abril de 2012

Bem- aventurado os que choram...


Meditando sobre bem-aventurados os que choram (Mt 5.4)... Existem momentos em nossa vida que não entendemos o porquê de muitas situações. Mesmo não havendo um motivo aparente, tudo parece “desmoronar” diante de nós. E mesmo estando perto de muitas pessoas nos sentimos sós. Muitas vezes passamos por grandes lutas, desilusões, situações adversas, decepções e angústias que tentam  nos afogar. E com isso nos faltam forças; só conseguimos chorar, lamentar, clamar por uma reposta que às vezes não vem. As Bem-aventuranças descrevem o caráter do cristão! Todos os cristãos devem ser assim! Elas não descrevem características naturais; antes, descrevem a ação do Espírito Santo em nosso caráter. Há uma diferença essencial entre o crente (aquele que crer) e o descrente (aquele que não crer), e essa diferença é  revelada claramente nas Bem-aventuranças. O crente e o descrente pertencem a dois reinos inteiramente diversos (Cl 1.13). Bem-aventurado significa mais do que feliz. Significa feliz aos olhos de Deus (Sl 1)! Uma felicidade que não depende de circunstâncias externas. Trata-se do bem-estar espiritual, da plenitude de alegria que encontramos em Deus, referindo-se, também, a um destino feliz. Verdadeiramente, o único homem realmente feliz é aquele que manifesta estas qualidades, por ser deveras abençoado. Esta é a descrição da verdadeira felicidade, a felicidade segundo Jesus. Minha reação às Bem-aventuranças irá dizer quem eu sou realmente! Percebes que o fruto do espírito humano é importante?

As Bem-aventuranças, entretanto, são qualidades espirituais! Aqui não se trata simplesmente do choro causado pelas lutas e dificuldades. O “choro”, aqui, é mais do que derramar lágrimas, mais do que tristeza ou frustração causadas pelos problemas e adversidades da vida. Este é um choro espiritual, de arrependimento, de tristeza, que segundo a Palavra, produz vida! É condição “sine qua non” (necessária) para a salvação e um relacionamento correto com Deus mediante Jesus Cristo (Jó 42.5,6; Mt 3.1,2; 4.17; Lc 3.8; 13.1-9), assim, também, a um destino feliz.

Este é o padrão para todos os cristãos seguirem, não por capacidade própria, mas no poder do Espírito Santo! O próprio Senhor Jesus chorou, ao contemplar os efeitos devastadores do pecado no ser humano (Jo 11.33-35). Ele também chorou diante do Pai, porém suportou o sofrimento, em troca da alegria que viria depois (Hb 5.7-10; 12.2). Aqui, como sempre, Ele é o nosso exemplo! O cristão que chora devido a seus pecados e à devastação causada pelo pecado de modo geral, na humanidade e em todo o Universo, um dia será consolado, nos novos Céus e na nova Terra.  Queridos, Jesus desafiou e ainda hoje desafia o Seu povo a chorar pelos motivos certos! Se chorarmos pelos motivos certos, Deus nos socorrerá e nossa vida será restaurada. Os caminhos serão aplanados, o coração será curado, o alívio será alcançado e a paz retornará às nossas almas. Necessitamos lembrar que não há restauração sem confissão! Confessando ao Senhor as mazelas da nossa vida, o próprio Deus nos ajudará no processo de restauração.

É tempo de derramar lágrimas diante do Salvador... Lágrimas de reconhecimento da dependência divina! Lágrimas de súplica e pedido de socorro, diante da realidade da vida, sabendo que o Espírito Santo é o nosso Consolador. Lágrimas que restauram! Lágrimas que promovem a vida! Derrame a sua vida diante do Criador, pois a promessa divina nos assegura que Deus mesmo enxugará dos nossos olhos todas as lágrimas (Ap 21.4 ). Fiquem na Paz que excede todo entendimento (Fp 4.7)!








Nenhum comentário:

Postar um comentário