Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Meditando sobre solidão....

Meditando sobre solidão... A solidão é a grande companheira do ser humano, é uma das características da vida moderna, e teve início na natureza pecaminosa do homem. A solidão é o grande drama do século XXI. Já rendeu muitas letras de músicas, livros, filmes e sempre foi o grande tema do teatro. Muito mais que um problema espiritual ou psicológico, é também um fenômeno sócio cultural. Sabe querido, vivemos em uma sociedade, cercado por milhões de pessoas. Os centros urbanos são locais de grande aglomeração humana, porém, também são onde encontramos os maiores focos de solidão. Porque solidão é uma separação emocional do outro! É a falta de interação e de comunicação emocional entre um individuo e o outro ser humano. O outro pode estar próximo geograficamente; no entanto, a solidão impede qualquer aproximação psicológica, afetiva. Tudo isso pode ocorrer com o solitário em meio à multidão: todos estão presentes e, ao mesmo tempo, estão distantes, próximos e, todavia separados. Porque a solidão não é a mesma coisa que estar só. A solidão é sentir-se só! Percebes a diferença entre solidão e estar só? Pois é, as vezes me sinto só por muitos motivos e você?

Dentro da concepção de Deus, a solidão é vista como algo que não deve ser permanente. O texto de Gn 2.18 nos diz que não é bom que o homem esteja só! O texto traduz o pensamento do Criador, ao formar a raça humana. Todos precisam de um amigo, a quem podem contar as suas frustrações e tristezas, com quem podem compartilhar as suas alegrias e vitórias, que sirva de apoio na hora da fraqueza, e que exalte a sua força. Davi tinha Jônatas, Moisés tinha Josué, Elias tinha Eliseu. O próprio Jesus, no jardim do Getsemâni, pediu aos discípulos que fossem o seu sustento naquele momento de angústia. Que tipo de solidão tens sofrido? Estás sem ter com quem dividir esse momento que tens vivido?

Também acredito que as vezes necessitamos de solidão para lidar com a nossa dor pessoal. A Bíblia diz em Mt 14:13: Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, à parte; e quando as multidões o souberam, seguiram-no a pé desde as cidades. Pense comigo, se Jesus precisava estar refletindo, meditando sozinho imagine eu e você?! Não é errado ou pecado sentir-se assim, afinal ainda não estamos em corpo glorificado! Porém, não faça da solidão sua companheira. Saiba que Deus tem um propósito em cada problema que enfrentamos! Essa sensação de abandono é um teste de fé que todos devemos enfrentar, será que eu e você continuaremos a amar, confiar, obedecer e adorar a Deus, mesmo quando nos sentimos em solidão, mesmo quando não sentimos a presença do Eterno? Por experiência, afirmo: Isso vai passar!






Nenhum comentário:

Postar um comentário