Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de abril de 2012

Meditando sobre o silêncio...

Meditando sobre o Silêncio ... O exercício do silêncio é tão importante quanto a prática da palavra! Gosto do silêncio de um fim de tarde ao admirar o pôr do sol. É um exercício que nos transmite paz! Queridos, há momentos na vida que nos levam a ficar em completo silêncio, onde calar, as vezes é uma fina forma de amor. Pra quê palavras se elas não podem decifrar o verdadeiro sentir? Calei a sua pergunta? Retirei a armadura que te vestia? Acredita-se que o silêncio não combina com o poder, pois este é muitas vezes confundido com prepotência e violência. O próprio Jesus Cristo é um primoroso exemplo de quem soube viver o silêncio em frequentes, longas e profundas experiências de oração, como descritas pelos evangelistas (Mt 14.23; Mc 1.35; Lc 6.12; Jo 17).

O silêncio está vinculado à proximidade do mistério e da intimidade com Deus. As coisas mais íntimas são sempre pronunciadas aos sussurros e murmúrios! Talvez seja por isso que no Sl 62.1 o rei Davi diga que a sua alma espera somente em silêncio em Deus! A alegria mais alta e mais verdadeira acontece quando suprimimos ou esgotamos as palavras! É, parece que você gostou dessa afirmação! Adentramos o vasto universo do recolhimento interior e da contemplação de tudo o que existe, de tudo que nos proporciona sentir o menor dos sentimentos, onde nesse lugar e espaço de silêncio é que o Espírito faz ressoar a Palavra (Jesus), despertando-nos do sono que nos dispersava ou escondia de nossa essência interior e da conexão com o Eterno.

O silêncio incomoda; o barulho não! Já percebeu isso? De todos os significados de silêncio que pesquisei, gostei mais de “sossego”! E você? Para cada tempo e ocasião existe uma forma de silêncio adequada. Qual a que tens vivido? Tenho vivido o silêncio que fala, assim como Lapidote, marido de Débora (Jz 4.4,5)! Tá incomodado com o silêncio de Deus, de algo ou de alguém? Fique não, sossegue! Usar do silêncio é uma forma de comunicar humildade, mansidão e profundo amor. O silêncio sugere um tipo de comunicação eficiente que é a não-verbal. Comunicamos com os olhos, a face, as mãos... Quando o salmista compartilha conosco que esperou paciente ou confiantemente no Senhor, quer dizer que em silêncio (dos lábios) ele expressou fé e confiança; alegria e paz; harmonia e sintonia interiores e o cântico das entranhas (suplicas com gemidos). Percebes agora por que tens que ficar sossegado? Bem sei o quanto é difícil!!

Acredite: é melhor estar em silêncio do que nos sentirmos em um deserto habitado por gente completamente estranhas! Aqui e ali temos afinidades e pontos em comum, mas a trajetória da alma é solitária. Fique tranquilo, isso é coisa de humano! Silencie para ouvir os sons da alma, os conselhos do coração, mas não esqueça de consultar Aquele que tem o dom da vida. Aquele que pode dar vida, esperança e lhe fazer feliz! No meu silêncio, receba o meu melhor abraço, forte, calmo, longo e sem qualquer pressa de soltá-lo!








Nenhum comentário:

Postar um comentário