Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Refletindo sobre o Masqui de Davi (Sl 142)...

Refletindo sobre o Sl 142 (Masquil de Davi!)... Masquil é um dos termos técnicos do livro de Salmos para designar uma composição poética para ensinar uma lição. Davi está em perigo de vida e em vez de ficar chorando a miséria e ficar se queixando, ele quer ensinar alguma coisa aos outros. Então, com toda certeza à semelhança de Davi muitas vezes passamos pela “caverna”, passamos pela depressão. Quem é que nunca se sentiu aflito? Quem nunca sentiu a hostilidade de um inimigo poderoso? Quem nunca enfrentou uma incompreensão no trabalho ou dentro de casa? Quem nunca viu um ente querido acometido de uma doença terminal? Quem nunca viu tais coisas baterem à sua porta? Quem é que nunca esteve numa “caverna”? Qual tem sido a minha e a sua atitude quando estamos em uma “caverna”? O sentimento é de total abandono! Isso mesmo, nos sentimos abandonados! Quem já passou pela “caverna” sabe o que é isso, de se sentir abandonado, de se sentir rejeitado.
É uma situação muito aflitiva, mas nós descobrimos que a “caverna” é um dos lugares onde mais nós encontramos a graça de Deus e é um dos lugares onde se pode ter a experiência mais profunda com Deus. Por isso Davi clamou e gritou, e isso não significa falta de fé! Por outro lado o silêncio sim pode ser o desespero, a entrega dos pontos. Devemos evitar confundir as coisas, por vezes a pessoa é apática, entregou os pontos e nós pensamos que aquilo é fé, ou a pessoa está expressando toda a sua inquietação clamando e gritando ao Senhor e nós dizemos, que é falta de fé…. As vezes a pessoa só tem Deus para gritar! Só tem Deus para abrir o coração!
Davi nos ensina qual é a atitude de uma pessoa na “caverna”, é abrir o coração diante de Deus, não mascarar os sentimentos. Até porque ficou muito arraigado entre nós a ideia de que cristão não tem problema e se tiver problema é porque está em pecado, que a nossa vida é uma vida de um sorriso constantemente afivelado no rosto! Pois é, pode rir mesmo!
Portanto se você está na “caverna”, isto é provisório, não é o seu lugar, você está lá para aprender alguma coisa e aprofundar a sua comunhão com Deus. Acredite: Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel, ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar (I Co 10.13). Ou seja, podemos estar na “caverna”, mas nunca estaremos desamparados!!!! Receba o meu abraço de solidariedade nesse momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário