Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A angústia de Jeus na Cruz....


Refletindo sobre o texto bíblico de Lc 22.44... Jesus entrou em agonia no Getsemani e Seu suor tornou-se como gotas de sangue a escorrer pela terra! O único evangelista que relata o fato é um médico, Lucas. E o faz com a precisão de um clínico. O suar sangue, ou "hematidrose", é um fenômeno raríssimo. É produzido em condições excepcionais. Para provocá-lo é necessário uma fraqueza física, acompanhada de um abatimento moral violento causado por uma profunda emoção, por um grande medo. O terror, o susto, a angústia terrível de sentir-se carregando todos os pecados dos homens devem ter esmagado Jesus. Tá imaginando a cena?
É impossível compreender a profunda tristeza (angústia, mesmo) e a misteriosa dor que oprimiam a Jesus, quando Ele entrou no horto de Getsêmani! A estranha tristeza que lhe sobreveio deixou os discípulos perplexos. Aqui estavam, o divino e humano Filho de Deus, Filho do homem, sofrendo tal angustia, a qual jamais tinham visto... Em parte, o sofrimento era físico, mas isto era só o reflexo visível do infinito sofrimento de Cristo como portador dos pecados do mundo. A sombra da cruz estendeu-se do Éden perdido ao Calvário, percebes? Ela era vista nos cordeiros imolados da era patriarcal e nos serviços do santuário hebreu. O sacrifícios de animais apontavam para a cruz. A cruz do Calvário, a Cruz de Cristo, onde toda a humanidade foi beneficiada! Toda a obra que Cristo fez, ensinando e curando, Ele fez com a consciência de que viera ao mundo, para o supremo fim de morrer pela humanidade. Tens vivido momentos angustiosos?
A Bíblia descreve a eternidade assim: comunhão plena com Deus, ausência de lágrimas, dor, tristeza, choro e morte (Ap 21.4), mas, daquilo que esperamos, temos, por enquanto, apenas a ‘amostra grátis’, um aperitivo da grande festa. Afinal, a dor, a lágrima... e a morte ainda fazem parte do nosso cotidiano. Deus nos concede, no presente, alegria, prazer, paz e comunhão. Ainda assim, as dificuldades estão aí.
Quem já não experimentou momentos de profunda angústia? Situações em que tocamos o fundo do poço? Nestas horas, precisamos de pessoas que nos compreendam! Quais são essas pessoas? Normalmente, aquelas que já sofreram, mas conseguem fazer isso melhor.
Há gestos de solidariedade que são humanamente possíveis, há pessoas que são instrumentos de consolo nas mãos de Deus. Contudo, ninguém sabe tanto sobre sofrimento como o próprio Deus. Em Jesus Cristo, na cruz e no caminho que conduziu a ela, a dor e a angústia chegam ao limite. Mesmo quando os pés tocam o fundo do “poço”, uma convicção continua inabalável: Deus nos compreende! A mão Dele está estendida para nos tirar de lá, mesmo quando o caminho passar pela morte, porque também desta Deus entende. Não só entende, como também a vence. No horizonte, está um tempo em que as coisas velhas terão passado (Ap. 21.4). Eis a razão da nossa esperança!
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário