Pesquisar este blog

sábado, 25 de agosto de 2012

Meditandosobre Lc 8.45...


Meditando sobre Lc 8.45: E disse Jesus: Quem é que me tocou? Pedro, que estava com Jesus retrucou: A multidão te aperta e te oprime e dizes: Quem é que me tocou? O que Pedro não entendia era que aquele toque era diferente, especial! Enquanto os demais, movidos por curiosidade, superstição e pensamentos naturais apertavam e oprimiam Jesus, a mulher, com firmeza e determinação, tocara o coração do Mestre! Quem sofria com fluxo de sangue (Era o caso dessa mulher), era considerado imundo. Não podia tocar nem ser tocado. Até mesmo objetos, perdiam o valor se tocados por um doente com hemorragia. A impureza física era associada a moral e assim eram excluídos do convívio normal da sociedade (Lv 15). Fico imaginando quanta dor em sua alma ela não sentia! Porém, uma pessoa determinada e cheia de fé supera tudo, alcança a Graça do Senhor material e espiritualmente.

No encontro de Jesus com a mulher do fluxo de sangue, as vestes de Jesus eram a de um Israelita obediente a Deus. É que no Livro de Números há uma orientação que deveria ser seguida por todo aquele que desejasse ser santo e agradável a Deus: As vestes deveriam conter franjas nas bordas e um cordão azul (Nm 15.39). Foi exatamente na orla, parte mais significativa da roupa que ela segurou. No verbo grego ela fez mais que tocar, ela agarrou, pegou. Ela agarrou o que era a representação do divino, celeste! Talvez tenha pensado que a pureza da veste lhe purificasse. Há quem diga que havia um misto de superstição e fé no gesto, um equívoco desfeito por Jesus ao falar-lhe: filha, a tua fé te salvou!

Quantas vezes o sofrimento nos atormenta, o vazio nos devasta, a solidão nos condena, o pânico e a angústia se fazem presentes, e sem saída, perdemos toda e qualquer esperança num futuro, sonhamos com a morte, flertamos com o suicídio, fazemos das trevas a nossa morada, aguardando apenas o fim? Sabe às vezes tudo o que precisamos é de um toque, um afago... lamentável  que muitos não entendam que Jesus opera através daquele que se dispõe a ser usado por Ele! Que coisa engraçada: um toque às vezes pode ser sentido, outras vezes ouvido e outras vezes até visto!

Como tem sido a sua história? Mesmice no meio da multidão ou novidades poderosas devido à ação de Cristo na sua vida? Nas igrejas (organizações denominacionais), nós continuamos tendo esses dois tipos de pessoas, as que ficam nos limites da multidão e os que ousam ir além. Onde estamos nós? A multidão é a maioria, mas os que se atrevem são os que mudam a história! Estes mudam a história de suas vidas e também a história do mundo. Mas você quer ser tocado por Ele? Quer ir além do ponto que a maioria vai? Está disposto a apresentar suas feridas? Aqueles que vão além da multidão (se entregam a Cristo verdadeiramente), passam a viver uma vida que vale a pena, muito além da religiosidade da maioria. Vidas tocadas por Cristo testemunham do poder e amor de Deus, mesmo que sem palavras. Crer também é pensar querido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário