Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Refletindo sobre o exercício da misericórdia e da falta de amor...


Refletindo sobre o exercício da misericórdia e da falta de amor... Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus (Mq 6.8). Poderei eu inocentar balanças falsas e bolsas de pesos enganosos? Porque os ricos da cidade estão cheios de violência, e os seus habitantes falam mentiras, e a língua deles é enganosa na sua boca (Mq 6.11,12). O que o profeta Miqueias tá querendo dizer é o seguinte: Tem o Senhor prazer na leviandade, na hipocrisia, na fofoca, na mentira, em atitudes egoístas e que desrespeitam e desonram o corpo e as pessoas? Tem o Senhor prazer no enganar, no reter o salário do trabalhador, no explorá-lo, no privá-lo de seus direitos? Como podemos ter consciência tranquila de tolher o direito, não ser justo (conforme a justiça de Deus), nos alegrarmos na mentira, no engano, na hipocrisia e ainda irmos para o meio da congregação e acharmos que está tudo bem, que Deus tem prazer no que fazemos?

Como podemos continuar a ser religiosos enganando a nós mesmos? Como podemos continuar a fazer as mesmas coisas que Deus condena e ainda assim acharmos que está tudo bem e que Deus tem prazer no que fazemos? Que tipo de justiça acreditamos? Que atitude pensamos que Deus tem prazer? Não estamos falando de perfeição, mas de no mínimo, atitudes que são condizentes com que diz conhecer a Deus e que tem como alvo ao Senhor Jesus e no desejo ardente de imitá-Lo! Praticar a justiça, amar a misericórdia, andar humildemente, odiar a balança enganosa, pesos enganosos, tudo isso é que o Senhor tem prazer! Mas o que isso nos custará? O que é a justiça de Deus? É repartir, é dividir, é dar o que temos para que os outros tenham como a gente! O que é misericórdia? É a manifestação expressa da bondade, da fidelidade com aqueles que necessitam. É a manifestação de amor sem o merecimento. É o ajudar em esperar retorno. E andar humildemente é o reconhecer a nossa condição de miserabilidade. É o reconhecimento que tudo que temos, tudo que somos não provém de nossa força e nem de nosso braço; mas da Graça operante de Deus que concede, que dá, que provê. Como você tem agido com seu irmão? Será que tens negado amor, misericórdia, Graça? Será que tens propagado o possível erro do teu irmão, ao invés de interceder por ele?

Nada da natureza humana, nada que provêm do homem, agrada a Deus! O nosso Deus não tem prazer em nada que procede da carne, por mais aparência de coisa boa que possa ter. Do homem é impossível proceder qualquer coisa boa que seja compatível com a natureza divina. No homem reina o egoísmo, o orgulho, a cobiça, os desejos para atender as próprias necessidades e não a dos outros. Sabe querido, a natureza humana é como areia movediça, você pode se afogar! Portanto, não seja omisso ou juiz, apenas exerça misericórdia com seu irmão, pois é isso que o Eterno espera de nós!

Se desejamos agradar a Deus, se desejamos viver em comunhão com o Pai de forma que sejamos o Seu prazer, devemos morrer para nós, morrer para os nossos sonhos e vontade, para nossos julgamentos e condenações, para viver o sonho e a vontade de Deus para as nossas vidas e dos que nos cercam. Viver não como autômatos, mas como filhos que se submetem, como servos, como desejosos de realizar o querer do Pai! Sejamos filhos semelhantes Àquele que morreu e ressuscitou por nós, para que tivéssemos acesso Àquele que deu a vida por nós. Sirvamos ao Senhor com alegria e amando o próximo como a nós mesmos em total exercício de misericórdia, para o sangue dos mesmos não clamem por justiça ao Pai (Gn 4.10)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário