Pesquisar este blog

sábado, 11 de agosto de 2012

"Eu te amo", refletindo sobre essa expressão!


Hoje é sábado e o dia está ensolarado. Daí pensei na seguinte frase: Eu te amo! Fico pasma com a fugacidade que as pessoas deram ao amor. É impressionante como que com poucas semanas de relacionamento, os amantes já se declaram apaixonados, fazem juras de amor eterno, declarações pra quem quiser ver e ouvir. Entenda, não tenho nada contra, pois acredito na força do amor e na beleza do encontro de almas! O problema está na banalização de tal afirmação. Sabe, quando se é adolescente você realmente acha que é completamente apaixonada por aquela pessoa e que nunca, jamais, em hipótese nenhuma vai deixar de ser. Mas quando você ultrapassa duas ou mais décadas, as coisas mudam de perspectiva. Falar “eu te amo” toma uma dimensão muito maior! Quando você diz que ama alguém, quer dizer que admira absolutamente tudo naquela pessoa. Você ama as qualidades positivas, mas, principalmente, conhece as negativas e mesmo assim continua apaixonado. Você ama por causa e não apesar de! Amar não é ser cego, mas é saber que ninguém é perfeito pra ninguém, que todo mundo é passível (e como!) de erros, e que mesmo amando de verdade alguém você não está livre de magoá-lo. Acho que no fundo, tudo se baseia nisso: magoar e ser perdoado! Porque perdoar alguém que te machucou de verdade, ah, isso sim é amor! Pois é sei que estou trazendo à tona dores que você não gostaria de revivê-las, mas acredite que brotará cura, pois quando confrontamos nossas culpas, perdas, medos, indiferenças e tudo o mais, voltamos à “superfície” da vida! Então se dê a oportunidade de voltar à viver!

Amor não aparece do nada, e nem vai embora do nada. Amor é aquele estágio pós-paixão, quando você começa a conhecer todos os defeitos da pessoa e mesmo assim quer continuar junto. É quando você começa a pensar no plural, o singular não existe mais! É quando você para de sonhar e começa a realizar. Amor se conquista. Amor se aprende, é um exercício constante! Eu sei que estás pensando: Hoje ela esqueceu o Sagrado em seus escritos? (rsrs). Não querido, acompanhe meu raciocino... Sabe, dizer que ama é fácil; difícil mesmo é provar. E eu não falo de declarações explícitas, presentes caros e beijos apaixonados. Tudo isso tem de ser consequência! Amar é cuidar quando a pessoa fica doente, assistir aquele filme chato com cara de feliz, é olhar nos olhos e já saber o que a outra pessoa está sentindo, é sorrir só de vê-lo sorrindo, é abraçar e dar o ombro pra chorar sem perguntar absolutamente nada, é elogiar o corte de cabelo, é se sentir preenchido! Desculpe, sei que estou mexendo com suas dores. Acredite, eu também tenho as minhas!

Creio que você nunca deixa de amar uma pessoa. Quando um relacionamento termina, não é porque você nunca a amou (entenda aqui que estou me referindo a relacionamentos e amor de verdade). Mas é porque o amor se transformou em algo diferente, como amizade. Amor de verdade não desaparece. E não apenas o amor romântico, mas todos os tipos de amor, especialmente a amizade! Ei, dizer eu te amo não é como damos bom dia! Percebes o que quero te levar a entender? Hum, será que estou sendo pretenciosa? (rsrsrs).  

 Sabe, a fonte de todo dom perfeito é Deus e Deus é Amor (I Jo 4.16)! Em Jr 31.3 lemos que cada criatura e particularmente cada pessoa humana é fruto de um pensamento e de um ato de amor de Deus, amor imenso, fiel e eterno! Na realidade, a medida alta da vida cristã consiste em amar como Deus; trata-se de um amor que, no dom total de si, se manifesta fiel e fecundo em tudo. Portanto, o amor ao Eterno é base e sustentáculo para nosso caminhar diário! Nesse sábado ensolarado não se culpe por não ter amado, por não ter expressado verdadeiramente seu amor, por continuar amando apesar de tantos anos passados, por sua vida ter tomado outro rumo e já não haver, humanamente, condições de ressignificação para esse amor. Não se culpe por ter se enganado e até banalizando a expressão “eu te amo”, pois a vida segue, afinal Deus é amor e nunca é tarde pra recomeçar. Tente ser feliz sem fazer sofrer, volte pra você e renasça em Deus através do Seu amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário