Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Coragem....


O dia tá terminando e me vejo pensando em uma palavra: Coragem! A etimologia da palavra coragem, vem do latim (cor +-atĭcum), associação entre a palavra latina cor, que significa coração, e o sufixo latino -atĭcum, que é usado para indicar a ação da palavra que o precede. Coragem, portanto, significa: aquilo que fazemos com o coração! Movidos pelo amor!

 Descobri que, por muitos anos, usei a palavra coragem de maneira equivocada, querendo dar-lhe o sentido de destemor. Sinto que insultei a palavra coragem por todos estes anos! Entendi que ela é muito mais nobre e bonita do que o uso descuidado nos faz supor. Pensando bem, o que faz alguém saltar de paraquedas não é a ausência do temor, é um coração curioso. O que faz uma mãe esconder o filho atrás de si numa situação de perigo não é a ausência do temor, é um coração apaixonado. O que nos compele ao risco de realizar um sonho não é a ausência do temor, é só um coração que grita muito alto, como o meu, o seu!

Será que precisamos de coragem para amar? Ou será que para aprender a amar precisamos de coragem? Não são poucos os exemplos que encontramos de pessoas que, com coragem, optam por amar àqueles que ainda não amam. Jesus nos alerta que amar àqueles que nos são caros, até os maus o fazem. Porém é necessário ir além. É necessário aprender a amar àqueles que ainda temos dificuldades em amar, que ainda não aprendemos a amar. Complicado, não?! Para esses, é necessário armar-se de coragem. Pois o amor ao próximo exige dedicação, esquecimento do orgulho, da vaidade, da presunção... E agora, será que estamos dispostos? Pense nisso com carinho, pois crer também é pensar!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário