Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Comprometimento....


Hoje amanheci pensando em como é importante sermos pessoas comprometidas, onde comprometimento é a vontade de fazer parte da história de alguém, da comunidade e etc. O que nos leva a nos comprometer com alguém ou com alguma coisa? A buscar a cada dia uma forma melhor de fazer as coisas? A assumir a responsabilidade quando um erro aparece? A cumprir aquilo que nos propomos a fazer? Nada mais e nada menos do que o nosso comprometimento! A etimologia do verbo comprometer indica que a palavra significa fazer promessa com, ou seja, empenhar-se, obrigar-se! E só agimos desta forma porque temos confiança no outro ou na comunidade que estamos inseridos, valores em comum, uma causa em comum, entre outras coisas.

Percebi ao longo dos anos que só existe comprometimento quando existe admiração, respeito, confiança, paixão e intimidade. Isso significa que só ficamos ao lado de alguém que admiramos, e da admiração surge o respeito, que gera a confiança e a paixão e com todos estes ingredientes juntos queremos continuar convivendo com esta pessoa e sendo íntimos. Resumindo, é a soma destes fatores que sustenta uma relação, seja ela profissional, pessoal ou espiritual. À medida que assumimos e mantemos nossos compromissos, mesmo os pequenos, fortalecemos a nossa integridade (alguém que tem harmonia entre o que fala e o que vive), e nos tornamos cada vez mais eficiente!

É muito comum vermos um razoável número de pessoas afirmarem seguir a Cristo. Mas na prática se descomprometem inteiramente com o Seu Evangelho. O relato bíblico de Lc 22.54-62 trás um comportamento semelhante ao que nós presenciamos hoje em dia vez por outra. Pedro, discípulo de Jesus, momentos anteriores havia demonstrado total compromisso com Jesus (Lc 22.33). Contudo, não conseguiu segurar a sua palavra na prática. Lembrou de alguém próximo?

Pedro estava ali sem perceber seu descomprometimento, sem perceber seu distanciamento. O galo já havia cantado, contudo Pedro não percebeu sua falta de compromisso! Mas, quando se deparou com o profundo olhar de Cristo, ele se lembrou do sinal que dera e saiu dali confrontado por Jesus. Muitas vezes precisamos do confronto de Jesus para que possamos "se tocar" e voltarmos para Ele! Constantemente Deus faz esses confrontos, mas precisamos está com o coração aberto para perceber. Pedro chorou porque estava com o coração aberto. Mesmo descomprometido, parou para perceber sua falta de compromisso. E você? Pois é, crer também é pensar meu irmão!


Nenhum comentário:

Postar um comentário