Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Refletindo sobre não desistir....


Hoje amanheci com a seguinte frase: Não podemos dirigir o vento. . . mas podemos ajustar as velas! O que significa? Não Desista, procure uma outra saída, olhe de forma diferente, peça um conselho... Sempre existe uma saída para qualquer problema por mais complexo e difícil que nos pareça! E aí, vamos enveredar nesse meu raciocino (simples!)? Sabe, o sofrimento nos amadurece, nos ensina e abre os horizontes para a felicidade.

Sai ano, entra ano, e quase sempre fazemos nossos planos, promessas de realizarmos mudanças em nosso comportamento, em nossas atitudes, mas por diversas vezes nos encontramos em situações nas quais desistimos de nossos projetos, da jornada pelo novo, para ficarmos na mesma situação do ano que se passou. Alguns estudiosos da área de recursos humanos e psicologia até afirmam que tais pensamentos de mudanças ficam nítidos em nossa cabeça por umas duas no máximo quatro semanas. E os seus pensamentos, quanto tempo duram? Tenho pensamentos de quase 40 anos! Porque os mantenho vivo? Por que são sonhos, e sonhos não morrem jamais, a não ser por desejo nosso.

 Poderíamos destacar vários pontos que nos levam a agir assim, vários tipos de motivações que nos levam a desistência, mas a verdade amados, é que esquecemos de princípios básicos da vida cristã e do mundo espiritual e isso se torna a razão principal de nosso fracasso no processo de construção de algo novo. Acredito firmemente, outro ponto de inflexão no qual não podemos mais evitar prestar atenção na ideia de desistir, é o ponto em que as nossas forças nos abandonam, e isto pode ser alterado. Nós podemos tornar-nos mais fortes em algumas áreas da nossa vida ou perante determinadas situações se desafiarmos a nossa fraqueza, mesmo que no inicio não sejamos bem sucedidos. Aumentar a resiliência, física e mental, é um processo árduo não linear. Ou seja, é um processo preenchido por avanços e recuos, períodos de progresso e períodos de regressão. O que importa é não desistir. A não ser que se comprove que a desistência é a melhor opção. Mas, isto será sempre a exceção!

Preste atenção nessa história bíblica: Quando tiramos os nossos olhos das promessas o nosso coração desfalece, e ficamos tristes achando que o que tanto sonhamos nunca chegará. Na Bíblia temos vários exemplos de servos de Deus que não tiraram os olhos da promessa e conseguiram alcançá-la, um destes exemplos está no livro de Gn 29.15-30 a história de Jacó e Raquel. No versículo 20; podemos ver a primeira dificuldade que Jacó passou;  para alcançar a sua promessa: Assim serviu Jacó sete anos por Raquel; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava. Jacó serviu a Labão por 7 anos para casar-se com Raquel, e a Bíblia nos fala que os 7 anos pareceram poucos porque Jacó amava tanto Raquel que nem viu os dias passarem! Lindo, não?! Eu fico imaginando como era grande este amor, pois Jacó deve ter trabalhado duro, para alcançar a promessa, e mais impactante ainda, é que Jacó não podia fazer o mesmo que Sansão fez, que não podia comer uvas, mas ele cheirava as uvas(Jz 14.5)! Jacó estava próximo do pai de Raquel, creio que a única coisa que Jacó poderia ter de Raquel era a linda imagem da pessoa que ele mais amava, e o olhar de Raquel que ele conseguia nos intervalos de seu trabalho.

Às vezes tem coisas em nossas vidas que estão tão distantes de nós que parecem que nunca vamos alcançá-las, mas quando vejo a história de Jacó que trabalhou 7 anos e ainda lhe pareceu que os dias foram poucos... Isto leva-nos a uma reflexão... Qual tem sido o nosso combustível para alcançar nossos sonhos e não desistir das promessas de Deus? Então o que tem nos distraído no processo da conquista? Com certeza não é algo maior, é algo que não merece a sua dedicação!


Nenhum comentário:

Postar um comentário